3 de março de 2011

O MITO DA CAVERNA

Platão criou uma alegoria, conhecida como o Mito da Caverna, que serve para explicar a evolução do processo de conhecimento.

Segundo Platão, a maioria dos seres humanos se encontra como prisioneiro de uma caverna, permanecendo de costas para a abertura luminosa e de frente para a parede escura do fundo. Devido a uma luz que entra na caverna, o prisioneiro contempla na parede do fundo as projeções dos seres que compõem a realidade. Ou seja, aquela única realidade. Acostumado a ver somente essas projeções, assume a ilusão do que vê, as sombras do real, como se fosse a verdadeira realidade.

Se escapasse da caverna e alcançasse o mundo luminoso da realidade, ficaria livre da ilusão. Mas, estando acostumado às sombras, às ilusões, teria de habitar os olhos à visão do real: primeiro olharia as estrelas da noite, depois as imagens das coisas refletidas nas águas tranquilas, até que pudesse encarar diretamente o Sol e exergar a fonte de toda a luminosidade.

Portanto, através do conhecimento chegamos ao intelecto, isto é, a luz que quer dizer lucidez dos fatos e nos libertamos da sombra, do mundo de aparência,  para o mundo real.

Um comentário:

  1. Muito bom agora vou tirar um dez concerteza professor hehe.

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...