25 de março de 2011

CIÚME E INVEJA: UMA VIOLÊNCIA VELADA

      Vivemos cercados de inimigos, raras vezes encontramos amigos fiéis, porque as pessoas se vigiam muito, vivem controlando o tempo todo faz fofocas umas das outras. E com isso todo mundo vive jogando os próprios e mau sentimento encima do outro. É o outro que não presta que pratica corrupção, outro que é o indecente, o mau caráter. Sempre são os outros que não prestam.

      As pessoas de um modo geral, não percebem o que estão vendo, pois se preocupam demais, com o que não estão vendo.

      A história da humanidade é um martírio e uma tortura. Eu diria que oitenta por cento da nossa literatura e das músicas se referem ao amor, à mágoa e, sobretudo, ao ciúme e à infidelidade, isto é, a todas as dificuldades que os costumes sociais impõem ao amor.

      O primeiro indício da violência aparece em alguns casais que se diz amar um ao outro. Paz na terra aos homens casados cada um com a sua, porém, quase todos cobiçando a do próximo e todos se vigiando e controlando para impedir o encontro que todos desejam.

      Quem está amando e sofre do mal de ciúme, sabiamente trata bem os outros e tortura e sufoca a amada com sua perseguição implacável e jurando que isso é um grande amor. Ao contrário de quem está mal amado e sofre de inveja, esse envenena todos os ambientes para onde vai. Não suporta ver o outro feliz. 

      O que quer dizer ciúme e inveja? O ciúme é o desejo de posse, fazer do outro minha propriedade. É um querer ter doentio. Ao contrario da inveja que é não querer que o outro tenha ou progrida. Não aceita ver o outro crescer. Aqui entra outro elemento tão perigoso e mortífero para a vitima. A fofoca. A fofoca é a expressão do tédio ansioso dos que fazem sempre a mesma coisa e estão morrendo de inveja, daqueles que fazem diferentes, que buscam através do conhecimento a sua realização pessoal. O invejoso é infeliz na sua subjetividade. Portanto, mais da metade de toda a violência e o drama humano, está relacionado com o ciúme e a inveja.       

Um comentário:

  1. Concordo Eduardo estes são dois sentimentos pobres, que levam a(s) pessoa (s) que os sentem, à infelicidade, o que é muito ruim!! Graças a Deus ainda existem pessoas diferentes dessas, que nos ajudam a ir adiante, não é mesmo? É por esse motivo que a vida ainda vale a pena!

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...