11 de janeiro de 2017

SONHO ARRANCADO E CORAÇÃO DESPEDAÇADO

Quem nunca sonhou e apostou na esperança do mesmo? Quem nunca teve um sonho arrancado ou interrompido? São frutos do acaso ou tem uma causalidade? Para compor essa reflexão, recorro à metáfora poética das palavras. No “poema à boca fechada” do escritor português Prêmio Nobel de Literatura José Saramago (1922-2010), descreve como ficamos quando um sonho nos é tirado: “Arranca metade do meu corpo, do meu coração, dos meus sonhos. Tira um pedaço de mim, qualquer coisa que me desfaça. Recria-me, porque eu não suporto mais pertencer a tudo, mas, não caber em lugar algum”. É como se fossemos um oceano e de repente uma de suas ilhas começa a afundar. Como ficarão seus habitantes? Sendo que na ilha por vezes habitada do que somos, há noites, manhãs e madrugadas em que não precisamos morrer. Então sabemos tudo do que foi e será. Sabemos o que é viver, mas, ainda falta compreender o porquê não vivemos plenamente.

A ilha aparece explicada definitivamente e entra em nós uma grande serenidade, pois as palavras dizem o que significa a ilha para o oceano. Neste momento levantamos um punhado de terra e apertamos nas mãos com doçura. Aí se contém toda a verdade suportável: “o contorno, à vontade e os limites”. Podemos então dizer que somos livres, com a paz e o sorriso de quem se reconhece e viajou a roda do mundo infatigável, porque mordeu a alma até aos ossos. Libertemos devagar os sonhos da terra onde acontecem milagres como a água, a pedra e a raiz. Neste sonho cada um de nós é por enquanto a vida. Esta vida que inapelavelmente, pétala a pétala, vai desfolhando o tempo, e parece, no passar desses dias, ter parado no sonho que foi desfigurado.

Nós temos sempre necessidade de pertencer a alguma coisa; e a liberdade plena seria a de não pertencer à coisa nenhuma. Mas como é que se pode não pertencer à língua que se aprendeu, ou à língua com que se comunica, e neste caso, a língua com que se escreve? No fundo queremos pertencer a esse sonho. Todos têm um sonho secreto. Sabe qual é meu sonho secreto? Que um dia as pessoas percebam que poderia ter aproveitado melhor a minha companhia. Que um dia imaginem o quanto teria sido ótimo estar ao meu lado. Olhe para o lado, alguém precisa de você. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Mergulhe de cabeça nos seus sonhos e satisfaça-os.  

Portanto, há na memória um rio onde navegam os barcos com todos os sentimentos vindo desta ilha. Que venha a paz desejada, a harmonia, e o resgate do fruto, e a flor das almas, que assistiram este sonho nascer. Que venha o amor, porque esses dias são de morte cansada, de raiva e agonia, pelo meu sonho que se perdeu nesta ilha. Mesmo assim lhes digo: procure os seus caminhos, mas, não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão! Não se acostume com o que não o faz feliz, revoltem-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Persiga seus sonhos, mas, não os deixem viver sozinho. Descubram-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas. Sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for. Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso. Haverá um grande silêncio primordial quando as mãos se juntarem às mãos. Sonhar é caminhar juntos, de mãos dadas para além do horizonte.

2 comentários:

  1. Anônimo13:54

    Porque é que diz que "Arranca metade do meu corpo, do meu coração, dos meus sonhos. Tira um pedaço de mim, qualquer coisa que me desfaça. Recria-me, porque eu não suporto mais pertencer a tudo, mas, não caber em lugar algum” é parte do "poema à boca fechada", quando este poema não tem nada com que se pareça com tal?

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...