27 de março de 2011

LIBERDADE DE SENTIR

      A partir do momento em que não se sente livre para sentir o que se sente, fica-se à mercê de doenças psicossomáticas. Significa a negação das emoções. É não aceitar na sua totalidade. Só que o fato de negarmos o que sentimos não resolve, pois a energia emocional continua procurando uma forma de ser liberada. Se formos proibidos de expressar a raiva, podemos acumular mágoas, ressentimentos ou desenvolver sintomas físicos.

      Sentir, porém não poder expressar, contém um grau um pouco maior de liberdade. A pessoa tem permissão para sentir, mas não para deixar claro esse sentimento. O que vão pensar se eu mostrar isso? Ou então, ela se permite sentir, falar, mas não agir em função do que sente. Seu sentimento fica dissociado da conduta, muitas vezes por não ter aprendido a tomar decisões baseadas em suas emoções.

      Agir no impulso da emoção, sem controle é típico de quem coleciona determinadas emoções segundo a psicóloga e educadora Ana Maria Cohen, que acrescenta. “Pode-se trocá-las por explosões, brigas, vingança ou mesmo homicídio e suicídio”.

      A ação baseada no impulso, embora caracterize uma liberdade maior, não é isenta de problemas. Se tiver raiva contida, explode, não importando onde ou com quem. Se tiver medo, paralisa ou foge, agindo impulsivamente. Isso já é um indicador que a pessoa tem um problema de fato.

      Sentir, verbalizar e agir quando conveniente, respeitando a si e ao outro, é o próximo passo na direção da liberdade emocional. E acontece quando, ao sentir e poder verbalizar, a pessoa resolve se é conveniente ou não manifestar a emoção e qual a melhor forma de fazê-lo.  

2 comentários:

  1. Realmente ,questões mal resolvidas,raiva,odio...podem nos levar a desenvolver segundo estudos o cancer..
    Porisso vamos colocar pra fora tds os nossos sapos...
    Adorei bjss

    Sandra Jericó

    ResponderExcluir
  2. PERFEITO,SE FAZ NECESSARIO LIBERAR O QUE NOS INCOMODA EXTRAVASAR NOSSO INTERIOR...
    AMEI....BJS...QUERIDO....

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...