20 de março de 2011

ANALFABETISMO EMOCIONAL

      Temos uma tendência a tratar muito mal as nossas emoções. Damos pouca importância aos sentimentos nobres como as emoções. Desde pequeno somos bem adestrados a não sentir emoções. Essa é a  educação que recebemos, principalmente em nosso ambiente familiar. Quantos problemas de relacionamento poderiam ser evitados se soubéssemos lidar com as emoções?

      Finalmente as pessoas estão acordando para o fato de que a inteligência vai muito mais além do que só o racional. E que essas emoções representam um aspecto importantíssimo do potencial humano. Penso que esse assunto deveria estar na pauta das disciplinas denominadas humanas. Nossas emoções sempre foram vistas como algo perigoso, que precisa ser reprimido para não atrapalhar a forma lógica de pensar, o primo pobre da nossa personalidade. O ideal desejado pela sociedade, até há bem pouco tempo, eram pessoas frias, absolutamente racionais. O filósofo grego Sócrates, deixou uma frase lapidar: “Conheça-te a ti mesmo”, que mostra a importância de nos conhecermos realmente como somos.

      A criatividade, a empatia, a sensibilidade, a plenitude de viver estão associados à recuperação da capacidade de sentir e expressar as emoções. É nessa habilidade social que exige um aprendizado. Aprender em primeiro lugar a nos conhecer e a partir daí, compreender o outro. Estabelecer com o meu próximo, uma relação de empatia e compaixão.

      Aprendemos a ler e a escrever, mas não aprendemos no que diz respeito as nossas emoções. Vivemos entre discussões inúteis entre pais e filhos, falta de comunicação ou má comunicação no ambiente escolar, no trabalho, relacionamentos insatisfatórios. No entanto, sabemos que  muitas doenças psicossomáticas, são conseqüências de nossa ignorância emocional, ou seja, do foto de desprezarmos nossos sentimentos ou de não sabermos expressá-los. Estudos confirmam que oitenta por cento das pessoas que procuram médicos, sofrem de doenças emocionais e trinta e sete por cento, sofrem de doenças meramente imaginárias, isto é, acham que estão doentes. Os chamados hipocondríacos. Este é só um pequeno dado do quanto tratamos mal nossas emoções.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...