3 de abril de 2011

A CAVERNA NO MUNDO ATUAL

Passou-se mais de 23 séculos do pensador grego Platão, considerado um dos pilares do pensamento ocidental. Uma das maiores contribuição da sua filosofia nos foi apresentada no texto intitulado o Mito da Caverna. Segundo Platão, a maior parte da humanidade se encontra como prisioneira de uma caverna, permanecendo de costa para a abertura luminosa e de frente para a parede escura do fundo. Devido a uma luz que vêm de fora, os prisioneiros contemplam na parede do fundo suas sombras que compõem a realidade. O problema maior é que, acostumados a ver apenas essas projeções, as pessoas tomam essa ilusão como se fosse à realidade. Algumas dessas pessoas, habitantes da caverna, consegue sair e depois de acostumar-se com a luz, enxergam a realidade dos fatos, o mundo com mais clareza, com lucidez e não mais as suas sombras.

Essas pessoas, segundo o mito, teriam dificuldades em conseguir convencer os moradores da caverna de que aquilo que tomam como realidade, não passa de meras sombras, ilusão, isto não é um conhecimento verdadeiro.

Para Platão, essa tentativa de voltar à caverna para resgatar as pessoas das sombras é um trabalho árduo para o educador. Tendo em vista, que cada vez mais está aumentando o número de cavernas criadas por nós mesmos.

O saudoso escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de literatura, nos seus livros: “O Ensaio sobre a Cegueira” e “A Caverna”, aponta para o fato de que todos estão enclausurados nas cavernas da indiferença, da insensibilidade e da incapacidade de ver e enxergar o outro interiormente.

Com o advento da informatização produziu nas últimas décadas o fenômeno da virtualização da vida cotidiana. Para o professor de filosofia Mauro Sérgio Santos da Silva, a produção cultural, o sistema político, a economia, a ética, as relações entre as pessoas e as emoções se tornam cada vez mais virtuais e menos reais.

A chamada globalização é outra caverna aparentemente sem fronteiras que se apresenta como único e necessário. Assim, como também os programas e noticiários de TV, constituindo-se em uma caverna que aprisiona e ofusca a visão da grande maioria da população. Esses notáveis meios de comunicação apresentam um espetáculo de sombras e ilusões que, sob a máscara da pretensa imparcialidade da imprensa, afiguram-se como a realidade dos fatos.

Vivemos uma pseudo-democracia brasileira, cada vez mais parecida com o sombrio modelo norte-americano. Os discursos e as propagandas dos políticos, tanto como o de situação ou de oposição, manipulam a realidade segundo seus interesses e necessidades, levando-nos a crer que estamos em uma enorme caverna sem saídas. Fato esse que conduz ao conformismo, ao pessimismo e à apatia. A indiferença das pessoas. Um número cada vez maior de cavernas por nós edificadas, por falta de lucidez. Fechado num mundo de sombras e acreditando que isso seja a realidade.

Portanto, é através da Educação e na busca constante do conhecimento, que vamos encontrar um caminho para a saída de tais cavernas. Isto evidentemente a custo de muito esforço. A menos que para muitas pessoas o interior da caverna seja mais cômodo, confortável e seguro. Diz sabiamente um adágio latino: “Se é feliz com a ignorância é loucura tornar-se sábio”.      

3 comentários:

  1. Obrigado, esse seu texto me ajudou muito em um trabalho de Filosofia, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro Rici, fiquei muito honrado e feliz, com a sua visita ao Blog. E muito mais pelo texto ter sido de grande utilidade na composição de seu trabalho de Filosofia. Agora para a felicidade ser completa só sendo meu seguidor. Abraços
      EDUARDO MORAIS

      Excluir
  2. Quase 7 anos depois e seu texto ainda foi muito útil, obrigado!

    ResponderExcluir

UMA HISTÓRIA DE AMOR QUE SÓ O TEMPO ENTENDE

Vou dividir com você essa História de Amor, porque ela tem muito do que vivi nesses últimos anos e mais precisamente nos últimos meses. Até ...