23 de abril de 2011

A NATUREZA DA FILOSOFIA

A tarefa da filosofia é por pensamento no mundo, ou seja, colocar as pessoas para pensarem. Sem a pretensão de achar que vamos encontrar a solução para os problemas que mais afetam a humanidade.
Na vida cotidiana, às vezes precisamos tomar decisões rápidas, sem perder muito tempo com reflexões e questionamentos. Mas, quando uma pessoa ou uma sociedade entra em crise estimula a reflexão. E ela é necessária e deveria acompanhar o cotidiano sempre que possível.
A filosofia, desde as suas origens na Grécia Antiga, requer uma mudança do olhar e de nossas relações na vida e com o conhecimento. A natureza real da filosofia é causar certo estranhamento frente à realidade desde os fatos mais simples ou aparentemente já sabidos. Há, aqui, uma atitude, em que o pensar é desafiado para além de si mesmo. Filosofia é um convite ao diálogo diante de certa perplexidade e admiração que nos envolvem no dia - a - dia.

A consciência humana inventou a linguagem, a arte, a história e a cultura. Além de tudo isso, também criou a escravidão, a queima de bruxas, o Holocausto e o bombardeamento de Hiroxima. Dentre todas as espécies, o ser humano é o único que mata seus semelhantes em nome da religião, do mercado livre, do patriotismo e de outras tantas idéias abstratas e absurdas.
Gradualmente desenvolvemos a capacidade do pensamento abstrato, a capacidade para criar um número interior de conceitos, de objetos e de imagens de nós mesmos. Na medida em que esse mundo interior tornou-se cada vez mais diversificado e complexo, começamos a perder o contato com a natureza e transformarmos - nos em pessoas perversas e gananciosas. Sobretudo, perdemos a capacidade de cooperação, criamos uma personalidade cada vez mais fragmentada.
Na natureza, todos os membros de um organismo vivo estão interligados numa vasta e intrincada rede de relações, a chamada teia da vida, estudado com profundidade pelo físico e filósofo Fritjof Capra, que tem desafiado as visões convencionais da evolução e organização de sistemas vivos. Capra desenvolveu novas teorias com implicações filosóficas e sociais revolucionárias. Em o livro chamado: “A Teia da Vida”, ele nos propicia uma síntese brilhante de descobertas científicas recentes. O comportamento de cada ser vivo do ecossistema depende da relação de muitos outros. O sucesso da comunidade está ligado ao sucesso de cada indivíduo, enquanto este resultará da comunidade como um todo. Desta forma a lição em relação às comunidades humanas é obvia. Cada um de nós somos os responsáveis pela a harmonia do todo. 
Para recuperar nossa plena humanidade, temos de restaurar nossa experiência de relação entre a sintonia e reflexão, com a natureza. Essa re-ligação ou religião em latim é a própria essência do alicerçamento espiritual do homem com o meio ambiente.
Portanto, a filosofia nos põe a pensar. Essa luta do ser humano consigo mesmo não é uma tragédia nem fracasso da criação. Ela é da íntima natureza humana. O ser humano é a única criatura terrestre inacabável, jamais plenamente realizado. A natureza o fez o menos possível para que ele possa melhorar-se o máximo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...