31 de dezembro de 2016

OS ANOS PASSAM E A ESPERANÇA FICA

Naturalmente quando se fala de um amor, tem que levar em conta esse sentimento, afinal, não somos mais aquele garoto, agora somos senhores de respeito onde predomina a razão e a maturidade. Temos que reconhecer a beleza de um “amor maduro”, sem esquecer-se do possível ridículo do que há de visível nisto. E ao expor este amor muitos acham graça dos seus sentimentos juvenis e até duvidam deste. Parece que não tem mais cabimento amar na velhice, mais tem. Esta possibilidade de chegarmos a essa altura da nossa existência, de assumir e brincar com esse prazer que o amor nos propicia é um dom. Mais que isso, assumir o seu tempo, assumir a sua idade, sem medo e vergonha. Na verdade, sempre desconfiei desde garoto que iria ficar velho, que é a melhor coisa da vida, ficar idoso. Com o passar dos anos perde-se em alguns aspectos estéticos e se ganha muito em sabedoria. Portanto, mais um ano de transição só tenho a agradecer o dom da vida, por sentir o amor tocar a minha alma, pela saúde que ainda tenho e pela inteligência que guia os meus passos para além do horizonte.  

Os anos passam e a esperança fica e só tenho a agradecer a Deus e dizer: “Boa noite Pai, já está terminando mais um ano e agradeço pela vida que me confiou. Nesse momento recolho para o meu descanso merecido, e aproveito para pensar sobre tudo o que vivi neste ano de 2016. Após essa noite despontará o alvorecer de um novo dia, que iluminará os nossos caminhos em 2017. De modo que, quero dar um sentido ainda maior para a minha vida neste ano que se inicia. Obrigado Pai por tudo, obrigado pela esperança que neste ano animou os meus passos, pela alegria que senti ao lado de pessoas tão queridas e que hoje fazem parte da minha história. Obrigado pela alegria que vi no rosto das crianças, do fogo da esperança que nelas se acende.

Pai, obrigado pelo exemplo que recebi do meu próximo, pelo que aprendi aos meus sessenta e cinco anos de vida, porque, se não aprende com o amor vai aprender com a dor. Obrigado também por tudo que sofri e ainda sofro por ter compaixão pelas crianças abandonadas e pelos idosos vitimas de todo tipo de violência. Pois ainda tenho esperança em dias melhores para todos. Obrigado Pai pelo dom de amar, mesmo sem ser compreendido. Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa que sopra o meu rosto, pela comida em minha mesa, obrigado por permitir-me viver com saúde todos esses anos, como também pelo meu esforço e desejo de superação, pois quero ser a cada dia mais humano neste projeto de vida. Desculpe Pai o meu rosto carrancudo e agressivo, desculpe ter esquecido que não sou o filho único, mas irmão de muitos. Perdoa a minha falta de colaboração e a ausência do espírito de servir.

Perdoa-me também por não ter evitado aquela lágrima, aquele desgosto que lhe dei quando ignorei os meus irmãos. Perdoa-me por ter ofendido e magoado justamente aquela pessoa que mudou a minha vida e que na sua simplicidade me ensinou que amar é se atirar nos braços da divindade. A partir dos seus ensinamentos experimentei o paraíso, destinado aos deuses e aos iluminados. Desculpa ter aprisionado em mim aquela mensagem de amor. Contudo, estou pedindo força, energia para os meus propósitos, no ano que está se iniciando, a nossa vida continua e só a morte pode cessar. Em quanto isto, espero que neste novo ano que está surgindo, domine um novo sentimento em cada coração, desses seres que compõem a humanidade. E que a cada novo dia seja um continuo sim numa vida consciente.

Portanto, peço a Deus que concedei a serenidade e sabedoria para que possamos viver na plenitude do amor e da paz, pois para quem não sabe o amor e a paz se sustenta sobre esses dois grandes pilares. “Serenidade para aceitar o outro com as suas diferenças, medos e duvidas, procurando compreendê-lo e assim ajudá-lo. Sabedoria para perceber estas diferenças e ansiedades e se possível modificá-las semeando amor e compaixão”. Porque tudo que vive, não vive sozinho, nem para si mesmo. Sozinho é como uma ilha prestes a afundar no abismo do oceano Como sabiamente argumentou o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948): “tudo o que vive é o teu próximo”. Enfim, “ao contrário do destino, o que o amor une nem o tempo separa”. Somente o tempo entende o amor. Um Feliz 2017 a todos.  

Um comentário:

  1. Esse texto toca no fundo do coração ! Li e reli ! Chorei !

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...