20 de dezembro de 2016

SAUDADE É AMAR UM PASSADO QUE NOS MACHUCA

Há momentos na vida em que sentimos tanta a falta de alguém, que desejamos do fundo da alma tirar esta pessoa do nosso pensamento e colocá-la de pé a nossa frente, só para abraçá-la e dizer: como estou feliz agora. Como é bom viver e sentir saudades de quem compartilhou da nossa história. De modo que possuímos apenas uma única vida e nela temos a chance de fazer aquilo que nos da prazer, principalmente, quando se ama. Muitas vezes as pessoas mais felizes não têm as melhores coisas de que têm direito. Mas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seu caminho. A felicidade aparece para aquele que chora, que se machuca, que busca e tenta sempre, trilhar o caminho do bem. É importante reconhecer as pessoas que passam pelas nossas vidas e deixam lembranças. O maior reconhecimento está no respeito que temos pelo outro e no amor que sentimos por alguém especial. Porém, o futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido, que só trará sucesso quando aprendermos a perdoar os erros e as decepções que guardamos do passado.

A nossa passagem pela vida é rápida demais, mas as lições que podemos deixar nos corações daqueles que amamos é o que vai ficar para sempre como um grande legado da nossa existência. A vida não é para ser vivida como algo descartável, porque um belo dia vamos deixar este mundo e desaparecer. Sabemos que vamos morrer, mas, morremos sem saber. No entanto, pode ser que algumas pessoas, por algum motivo, um dia deixaram de se falar. Mas, enquanto habitarem este mundo há uma grande possibilidade de fazerem as pazes novamente. Aprendi com a experiência que a distância serve para unir as pessoas que se amam verdadeiramente, sendo que a saudade serve para dar a absoluta certeza de que irão ficar unidas para sempre no coração. Alguém sempre vai estar no coração de alguém. Segundo o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), considerado o maior escritor de todos os tempos, certa vez escreveu: “as viagens terminam com o encontro dos apaixonados. Quando tudo está machucando o meu coração e acho que não tenho mais forças para continuar; eis que surge tua doce presença, como o esplendor de um anjo; e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante. Tudo isso acontece porque amo e penso em você”.

Portanto, saudade é amar um passado que nos machuca no presente. É deitar na cama e lembrar-se das ardentes reconciliações depois de brigas homéricas por motivos fúteis. Depois que passa a raiva, nem lembram porque brigaram. Quando se separam, fica a saudade do dia chuvoso, do café da manhã na cama, daquela viagem inesquecível. A saudade só não mata porque tem o prazer da tortura. Saudade é o amor que não foi embora. É imaginar onde a pessoa amada possa estar ou se ainda gosta daquele vinho. Sentir saudade é a ausência daquela companhia. A saudade é a inconfortável expectativa de um reencontro. Contudo, às vezes a saudade é tão grande que nem é mais um sentimento. Já nos transformamos em saudades. Ansiosos para encontrar o olhar da pessoa amada em cada improvável esquina. Sorrimos com os lábios de felicidade, enquanto o nosso coração está sufocado. Mesmo a saudade sendo feita para doer, às vezes percebemos que ela é o meio mais eficaz de enxergar o quanto amamos alguém, no passado ou no presente. Se hoje sentimos saudades é porque tivemos na vida, momentos de alegria na companhia de pessoas especiais. Enfim, a saudade que agora nos machuca, nada mais é do que uma dívida sendo paga, pelo amor que um dia usufruímos ao lado de quem amamos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...