3 de julho de 2019

VIVEMOS UMA DEMOCRACIA CONFUSA E ATRAPALHADA

Alguns filósofos e sociólogos duvidam que uma pessoa ou uma sociedade possa sobreviver só com a verdade absoluta. Uma sociedade em que todas as verdades fossem cegamente expostas seria mais um inferno do que um paraíso, pois seria um escândalo total e os exemplos estão aí para ser comprovados. Em seis meses de governo, o país parado. Veja, a minha posição não é de natureza moralista, é uma posição ética. Acho esse momento oportuno para se debater questões de ética, do ponto de vista dos fatos e com uma cabeça lógica. Não estão conseguindo vencer determinadas questões que diz respeito ao o humano. Como já escrevi aqui: “o humano me basta e nele encontro até o divino”.

Há uma medida em tudo que fazemos, ou seja, tudo na vida privada ou social tem um limite. E aquilo que fica aquém ou além desse limite, não consegue ser justo. É necessariamente injusto com a própria vida. Só existe o justo, naquilo que há limite, caso contrário não consegue alcançar a justiça e nem serve ao “Direto Justo”. Estamos vivendo uma democracia confusa e atrapalhada. De modo que nenhum país sério do mundo aceitaria a violência moral e ética que estamos sofrendo. Vamos raciocinar um pouco, vamos usar a lógica. Defender o modo Institucional é mudar pelo caminho da Lei o que tem que ser mudado. São notórias as agressões à "Ordem Legal", cometido por um verdadeiro ente de razões. Afinal, razão de quem?

Qual o lugar no mundo, onde o juiz condena um político e aceita ser ministro do político adversário que foi beneficiário pela sentença do político preso? Penso que nenhum país do mundo aceitaria uma violação dessa natureza. Essas conversas que estão vindos a público indicam que existe um “Estado Paralelo” no país, que não respeita nada, nem o devido "Processo Legal". Isto que está acontecendo no Brasil fere o código de ética da magistratura e vários outros artigos da Constituição Brasileira. Corrupção se combate dentro da Lei, propondo Leis novas.

Portanto, há uma desmoralização do “Processo Penal” como raramente se viu. Quem realmente quer defender a democracia brasileira e o futuro do Brasil, deveria defender o devido “Processo Legal”. No entanto, estamos todos meio confusos e atrapalhados, vivendo um clima de barata voando e não se sabe de onde vem. Quem sabe estão precisando ler mais e falar menos. Tenho uma boa indicação de leitura para os políticos e magistrados do nosso país, leiam “O Federalista”, são textos explicando a Constituição Americana. No artigo 10 de James Madison (1751-1836), ele diz que o povo transfere para as Instituições todos os seus desejos e apetites. Contudo, as Instituições filtram esses desejos e apetites, dando ao povo uma biografia impoluta. Infelizmente isto no Brasil não está acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...