3 de junho de 2018

UM ABRAÇO, É O QUE SEMPRE DESEJAMOS

O fenômeno do abraço é muito desejado e pouco experimentado por nós humanos. Temos uma tendência a não dar importância ao contato físico como de fato ele é necessário para a nossa saúde mental. No entanto, há estudos que comprovam que necessitamos em média, de seis abraços por dia para não sentir-se carente. De modo que, através da estimulação da pele que homens e mulheres chegam ao relaxamento e o alivio do estresse do dia a dia. Sendo que o contato físico fortalece o sistema imunológico. O contato de duas epidermes harmoniza o espírito e faz bem para a alma. É uma verdade absoluta que sempre negamos. Vale lembra que algo de especial acontece, quando as pessoas se tocam, porque a linguagem do tato é a linguagem inicial da vida. Por isso, devemos confiar nos impulsos e deixar os dedos estabelecerem uma gostosa conversa sobre a pele.

Entretanto, uma química delicada se produz entre as pessoas que se sentem atraídas uma pela outra. O encontro se faz quase sempre pelo olhar. Segue-se a participação da boca, primeiro com o sorriso, depois com as palavras. Aí vai surgindo o desejo de tocar e abraçar. Sendo que os braços servem para abraçar, entrelaçar. É importante que cada abraço tenha que ser sentido e vivido. Tocar o outro sentindo de verdade esse contato, não é tocar por conveniência. Sendo assim, estará coisificando o outro. O gesto não pode ser impensado, mecânico, automático. As pessoas na sua maioria estão cansadas dos gestos automáticos, que não reflete absolutamente nada. Ao ser tocado pelo outro que está além das fronteiras do meu corpo, sinto alguém tocando a minha consciência. Imediatamente desperta a consciência que tenho que essa pessoa está em mim. Aqui não implica relação genital, é bom que se diga.

Para aquele que está chegando ao mundo, essa é a primeira impressão de amor, que fica gravada indelevelmente no córtex da criança, mais acentuado no prazer de sugar os seios da mãe. É uma sensação de estar sendo abraçada. A criança registra essa impressão na mente e vai pelo resto da vida tentando reconstruir, reencontrar essa sensação. Nascemos dependentes de contato físico, fome de abraço. Desejamos inconscientemente, repetir o prazer que está associado a essa primeira experiência. Gostamos de tocar dependendo da forma como fomos tocados. No entanto, o aprendizado do amor começa aí. As sensações de tocar e amar ficam profundamente interligados e até inseparável da nossa mente. Amamos e não explicamos. Sabemos o que sentimos, mas não sabemos explicar. Um abraço é o que sempre desejamos. Dar e receber sem precisar pedir nada. O que se quer é tocar o outro e se deixar tocar, mas, não com gestos vazios e automáticos.

Portanto, os gestos traduzem nossos sentimentos, nossas emoções, nossas intenções. Cada gesto tem uma função e um significado diferente, dependendo da forma como se toca o outro. Que pode distinguir carinho de carícia ou carinho de agrado, de gesto e ternura ou gesto que protege. Porém, carícia é um gesto que excita, estimula e erotiza. São esses gestos que nos aproximam e vinculam ao outro. Se o gesto for vazio você congela o outro e se congela. E se for macio, terno, doce, você derrete o outro e se derrete. Se for excitante, estimulante, apaixonado, você incandesce o outro e se incandesce também. De modo que os dedos são antenas do corpo. É bom sondar, pesquisar, mergulhar, indo do superficial ao profundo, da periferia ao centro, do habitual ao diferente. Ninguém pode dizer que faz amor, pois o amor nunca se acaba, nunca se apresenta como coisa feita. O amor é um fenômeno espiritual e o abraço é um fenômeno humano. Contudo, há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém, que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraça-la.

3 comentários:

  1. Anônimo01:02

    Contudo, há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém, que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraça-la.
    Haaa como maravilhoso se tivéssemos o dom de fazer isso em...

    ResponderExcluir
  2. Wilma Oliveira17:50

    Parabéns! Adorei seu blog. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:17

    Contudo, há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém, que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraça-la.
    Sabe seria magico podermos fazer isso, mas já me negaram tantos abraços..

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...