24 de junho de 2018

MISTÉRIOS DO AMOR

Quanto maior a alegria e o prazer entre duas ou mais pessoas trocarem entre si, mais fundo e poderoso serão os laços entre elas. Quanto maior for o número de pessoas envolvidas, mais próximo estaremos da cooperação amorosa. O amor é o fim da dominação e da opressão, é o grande nivelador da pirâmide de poder. A reciprocidade entre duas pessoas envolvidas amorosamente não tem posição social na hierarquia de poder. A abertura dos humanos para o amor, caminha nesta direção, em busca de harmonia e aconchego. A natureza é sábia, nós é que não sabemos apreciá-la e nem compreendemos o mistério do amor que nos pega pelo coração.

O centro de prazer do cérebro permite-nos o contato físico que é a base para uma vida saudável. É inerente a todos os seres vivos. Estudos mais recentes revelaram a bioquímica das ligações mãe e filhos. Foi descoberta uma substância química nos primatas que os une chamada “beta endorfina”. É uma substância que atua no cérebro e têm muito a ver com comportamento de proximidade, contato físico, abraço e carinho. Pesquisadores acreditam que quando mãe e filhos ou pessoas que se amam, ficam muito próximas, liberam esta substância chamada beta endorfina no cérebro. Isto só não o faz sentir mais próximo, como também nos acalma. Permitindo um relaxamento emocional e corporal, que experimentamos desde o físico ao espiritual.

Curiosamente, esse gosto pela vida só os chimpanzés, nossos parentes mais próximos tem, mais precisamente os “macacos bonobos”, que compartilham mais de 98% da identidade genética com os humanos, segundo estudos demonstrados pelo médico e pesquisador Dráuzio Varella, que explica em detalhes no seu livro publicado numa série chamada a “Folha Explica” em 2000: “Os Macacos”. Segundo Dr. Dráuzio, é fantástico observar a capacidade de contato físico e troca de carícia entre esses “irracionais”. Entre estes primatas não existe tensões nervosas e muito menos conflitos. A pesquisa revela uma intensa atividade sexual entre eles, mesmo sem a finalidade reprodutiva.

Penso que só vamos nos desenvolver como seres humanos, quando conseguimos cultivar nossos sentimentos amorosos. Somos o senhor da terra por nossa capacidade de pensar, escrever, inventar, trocar e cooperar. A natureza elaborou o estado amoroso, o encantamento e a magia do amor entre duas ou mais pessoas. Nada pode nos solidarizar mais do que experimentar com o outro esse estado divino. Tendo em vista, que o amor é um rico encontro cuja duração não deve ser discutida. O amor está na arte em que duas pessoas precisam conquistar de um relacionamento pautado na confiança, na compreensão e na generosidade. Dependendo apenas de uma boa convivência mutua. A resposta que precisamos dar à vida é o sair de si, ter atitudes não egocêntricas e exercitar a capacidade de amar e de auto transcendência, ter gosto pela vida é saber viver plenamente.

Portanto, é bom lembrar que a boa saúde aumenta os anos de nossas vidas. E o amor, nos da vida aos nossos anos. Contudo, reconheço que me afastei do amor, só queria apenas respirar um pouco, mas, agora sem ti, sinto que me falta o ar. Não existe outro mundo para um amor como esse. Nem vamos encontrar outros iguais. Claro que vai dar saudade. O amor não precisa de perdão, ele já é em si o próprio perdão. Até porque, tudo no amor é tão forte e frágil ao mesmo tempo. No amor quem tem razão? Aquele que é feliz. O amor não é de quem perde ou de quem vence. Sentir amor por alguém, é deixar que o coração, nos devolva a quem de fato nos pertence.

Um comentário:

  1. Anônimo18:04

    só queria apenas respirar um pouco, mas, agora sem ti, sinto que me falta o ar. Não existe outro mundo para o amor como esse.
    Lindo..como é difícil em..acredito que há muitos que partem para o outro lado não vivendo sua linda historia de amor.. quem sabe do outro lado se encontrem, eu acredito....uma coisa eu garanto...
    No amor ninguém na verdade foi, porque quando se ama verdadeiramente quem foi sempre é e sempre será..

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...