15 de junho de 2018

PELOS CAMINHOS DA LITERATURA

Trilhamos por vários caminhos pela a vida afora. São tantas as direções a seguir, que nem sempre sentimo-nos satisfeitos com os rumos que certos caminhos nos levam. Mas, com os erros e acertos, aos poucos vão clareando a nossa mente e as pedras do quebra cabeça, vão se encaixando no lugar certo. Ao trilhar um desses caminhos descobri o prazer pela leitura. Conheci autores geniais que me tiraram da mediocridade e me lançaram no universo do conhecimento, que para mim foi uma nova descoberta. Pude viajar no tempo e no espaço num período de longa duração, talvez para sempre e cada vez mais longe, alcançando novos horizontes. Mas, foi através da filosofia que fui aberto para o mundo e me tornei um cidadão do mundo, com uma curiosidade imensa. Cada pessoa que encontro e tenho a oportunidade de conversar, logo pergunto: “Você gosta de ler”? Se gostar, deixo o meu cartão para que visite o Blog. Já são quinhentos textos postados ao longo de sete anos da existência do Blog.

Procuro sempre ler e estar atualizado com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. Assim como escrever para o Blog é uma das paixões que cultivo. O melhor roteiro é ler e por em pratica, através da escrita nossas indagações. Estou sempre produzindo literatura, para não passar pela vida sem registrar cada momento vivido, cada época e os momentos de êxtase com aquela pessoa especial. No entanto, uma das coisas que mais gosto de experimentar é o meu trabalho com a literatura. Gosto das pessoas em minha volta discutindo ideias, demonstrando clareza cada vez maior do que dizem e defendem, contribuindo uns aos outros, com sua inteligência frente ao mundo. São pessoas sensíveis a tudo que acontece a nossa volta. Aos livros lindos por elas e principalmente aos debates que são abertos.

Por outro lado, escrevo como se estivesse conversando com cada uma dessas pessoas. Tenho dois livros publicados e mais dois para ser publicado, ainda este ano. Escrevo semanalmente dois textos para o Blog. Sempre com a convicção de que estou contribuindo de alguma maneira para melhorar este mundo que vivo e amo viver. Assistimos uma sociedade mentalmente doentia e enferma. A vida e a saúde são nossas maiores riquezas. Nada é maior do que a vida, nada é mais valiosa do que a saúde. Há momentos em que a vida e a saúde estão em plena integração e harmonia. Uma vida com saúde e a saúde como base de uma vida cheia de viço, de beleza, de bondade e de alegria é o que podemos chamar de felicidade.

Entretanto, o reconhecimento dessa integração vem da alma, do espírito, de nossa inalienável transcendência. Quando percebemos que a vida saudável é a base da felicidade estamos no limiar da sabedoria. Preservar a saúde cultivá-la e garanti-la é o penhor da vida significativa, agradável e serena. Com essas qualidades e virtudes fecundamos nosso espírito, na direção de buscar os melhores propósitos, desde a autoestima equilibrada, até o altruísmo generoso, a busca da simplicidade e do reconhecimento, da pluralidade da vida e da enriquecedora diferença de todas as pessoas, da necessidade da sustentabilidade e do desprendimento. A vida, com saúde e com sentimentos, com projetos e com amor é a vida feliz, única, plena e verdadeira.

Portanto, amo a minha vocação que é escrever. Enveredei pelos caminhos da literatura que é uma vocação bela e fraca. Como escritor tenho amor, mas não tenho poder. Penso que a literatura deve explicar-nos, por meio de nossas virtudes e sentimentos, os mistérios de nosso destino. Às vezes me pergunto por que amo a literatura, a resposta que me vem à cabeça, é porque ela me ajuda a viver. Quem escreve não pode olhar para onde todos estão olhando, mas, para o outro lado que poucos enxergam. Somos todos feitos do que os outros humanos nos dão. A começar pelos os nossos pais, depois aqueles que nos cercam. Sinto que com a literatura abro ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, com isso enriqueço-me infinitamente. Um bom diálogo através da linguagem escrita é como pulsar no amor. Tem que ter ritmo, sedução e ser envolvente. Contudo, sou o que escrevo e do jeito que escrevo. Só tenho certeza de uma coisa, o que escrevo é melhor do que eu. O que escrevo quero que venha de alguma forma a somar na vida de quem me lê. É pelos caminhos da literatura que vamos construindo e realizando sonhos.
      
(Estarei no Distrito de Rubião Jr. Botucatu dia 16/06/2018 as 20 horas, no recinto da Festa de Santo Antônio fazendo o Pré-Lançamento do nosso livro: “História de Maria Uma Filha de Maria”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...