29 de julho de 2018

O PRESSUPOSTO DA AMIZADE É O AMOR

O pressuposto da amizade não é apenas conhecer o amigo e sim saber o que há de puro em sua alma. De modo que cada amigo novo que ganhamos, nos aperfeiçoa e enriquece, não pelo que nos da, mas pelo quanto descobrimos de nós mesmos. Penso no amor como uma amizade constituída, evidentemente, que ser amigo não é coisa de um dia. São gestos, palavras, sentimentos que se solidificam no tempo e não se apagam jamais. O amigo revela, desvenda, conforta. É uma porta sempre aberta em qualquer situação.

O amigo na hora certa é sol ao meio dia, estrela na escuridão. É bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação. Uma amizade honesta é o milagre do calor humano, que a divindade opera no coração. Na amizade sem pensar conquistamos o mundo e construímos o nosso pequeno lugar, deixando brilhar cada estrelinha. Ela pode ser bela, sensível, fria e cheia de ternura. Mas sempre presente em qualquer parte pelos donos da amizade pura, que só querem amar.

Digo aqueles amigos de longas caminhadas. Viajamos juntos por um tempo. Passamos por vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas. Não faltaram os grandes obstáculos. Frequentes foram as nossas dificuldades, ajudando um ao outro a transpor barreiras. As subidas e decidas foram realidades sempre presentes. Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades que não conhecíamos. De repente, chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui, sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

Todavia, a nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro ao que, por vários motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos. Sempre serão lembrados com carinho e guardados no coração. O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos. Dividam conosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a eles. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez. Vejo na amizade um amor que nunca morre e por isso o reencontro é importante entre pessoas que se amam. Porque o amor mais lindo é aquele que nasce de uma amizade constituída.   

Portanto, que nossas despedidas sejam um eterno reencontro. Pode ser que um dia deixamos de nos falar. Mas, enquanto houver amizade, faremos as pazes novamente. O tempo passará e se a amizade permanecer ficará na lembrança um do outro. Mas se nos afastarmos definitivamente e formos amigos de verdade, a amizade vai nos reaproximar pela sua própria força. Pode ser que um dia não mais existamos, mas, se ainda sobrar amizade, nasceremos de novo na vida um do outro. Pode ser que um dia tudo acabe, mas, com a amizade construiremos tudo novamente. Cada vez de forma diferente. Sendo único e inesquecível cada momento. Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre. Sei que muitas pessoas irão entrar e sair da sua vida, mas somente verdadeiros amigos deixarão pegadas no seu coração. Contudo, a amizade é uma das grandes consolações da vida, e uma das consolações da amizade é que ela nos mostra alguém a quem confiar nossa intimidade. O seu pressuposto constitui-se num verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...