4 de julho de 2018

VIDA E SAÚDE, NOSSA MAIOR RIQUEZA

A cada semana que passa aumenta a minha expectativa com os cuidados e preparatórios, para enfrentar mais um desafio. Faço uma agenda de remédios e de exercícios físicos para chegar bem na segunda etapa de mais uma cirurgia. Não faço isso com pesar ou morbidez. Faço com a convicção de que estou lutando para manter minha vida, minha saúde e, com elas, dar conta de meus projetos, de minhas escolhas e de minhas responsabilidades. Sigo um roteiro semanal de exercícios físicos preparatórios. E sempre, religiosamente, escrevo mensagens para mim mesmo, como um lembrete. Apenas hoje decidi socializar esta mensagem da semana com meus amigos leitores.

Meus caríssimos amigos leitores, a vida e a saúde são nossas maiores riquezas. Nada é maior do que a vida, nada é mais cara do que a saúde. Há situações em que a vida e a saúde estão em plena integração e harmonia. Há momento em que não estão assim tão integrados. A vida com saúde e a saúde como base de uma vida cheia de viço, de beleza, de bondade e de alegria é o que podemos chamar de “felicidade”. O reconhecimento dessa integração vem da alma, do espirito, de nossa inalienável transcendência. Quando percebemos que a vida saudável é a base da felicidade, estamos no limiar da sabedoria.

No entanto, preservar a saúde, cultivá-la e garanti-la é o penhor da vida significativa, agradável e serena. Com essas qualidades e virtudes fecundamos nosso espírito, na direção de buscar os melhores propósitos, desde a autoestima equilibrada, até o altruísmo generoso, a busca da simplicidade e o reconhecimento da pluralidade da vida e da enriquecedora diferença de todas as pessoas, da necessidade da sustentabilidade e do desprendimento. A vida com saúde e com sentimentos, com projetos e com amor é a vida feliz, única, plena e verdadeira. De modo que, curiosidade, entusiasmo e paixão pela vida, são aspectos normais de uma saúde perfeita.

Portanto, a caminhada é necessária para que ao menos um pouco que seja, nos distanciemos de nossas tantas imperfeições e não adiemos mais o que é preciso mudar. Tanto as expressões de tristeza e medo, quanto às feições leves daqueles mais próximos da paz. São esses rostos que compõem o meu rosto e enche o meu espírito de luz. São faces voltadas para o amor, mas, ainda em busca de tal pacificação. Dos meus pobres embornais, tirarei o possível para comungar com meus amados leitores. Embora sejamos todos a própria imagem da precariedade, não abandonemos a nossa missão. Partilhando o pouco de cada um, o muito nos esperará ao fim do caminho, e este surpreendente muito, transformará em amor perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...