12 de abril de 2018

TODA ESCOLHA TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS

Seja qual for a nossa decisão ela vai trazer alguma consequência, seja ela boa ou ruim. No entanto, o que precisamos avaliar é que ao decidirmos seguir um caminho, realizar um sonho ou conquistar uma meta, até mesmo mudar de profissão, certamente vamos precisar de um período de adaptação a nova mudança. Algumas pessoas agem movidas pelos os impulsos, sem pensar muito nas consequências dos seus atos ou escolhas. Só vamos dar conta depois da ação concluída. Não estou fazendo nenhum juízo de valor e tampouco julgar as escolhas que cada um faz. Mas, apenas mostrar que os fatos da natureza seguem uma ordem lógica natural. Por isso é importante refletir muito antes de agir, para ter menos aborrecimento no resultado final. 

Estar consciente das consequências, como ensina o budismo. Testar as coisas, testar cada ideia ou pensamento, examinar cuidadosamente o mundo que nos cerca, isto é, conhecer em vez de querer acreditar ou esperar. O mestre Buda ensinou que grande parte do sofrimento tem origem em nosso pensamento e comportamento, somos influenciados pelos desejos: "de poder, bens materiais, fama, ciúme e raiva contida". São fontes de sofrimentos causados por apego a essas sensações. A obsessão humana com as aparências e com o que as pessoas pensam a seu respeito também são fontes de sofrimento. Por isso a importância de pensar e refletir muito sobre nossas ações. Quando agimos pela emoção, na certa perdemos a razão.

Pensando bem, a vida para o ser humano é inviável por toda a dor e sofrimento que ela nos causa. A própria ideia do ser humano feliz é um contra senso. Não há possibilidade de felicidade sem pensar no sofrimento. Na verdade, a vida material para os humanos é inviável, uma hora ela acaba, ou seja, a cada dia morremos um pouco, até chegar à morte real. Porém, é por conta deste apego material que surge o sofrimento e a dor, do que fala a sabedoria budista. De modo que, a vida pode ser para nós uma batalha perdida, do ponto de vista biológico e do padrão estético de beleza. Basta olhar para uma foto nossa de vinte anos atrás e ver hoje como estamos, como está o nosso corpo, para comprovar a ação do tempo em nós. Isto para nós mortais tem um peso enorme com consequências dolorosas do ponto de vista estético. Não tem cirurgia plástica que resolva.

Por outro lado, existem pilhas de estudos sobre o comportamento humano, falando das consequências graves geradas pela falta de solidariedade e da amizade, do companheirismo e do compromisso com a vida. Triste fim o nosso, se não mudarmos de atitudes. A ideia de que o ser humano é o sujeito da história, passa por uma corrente de pensamento europeu denominado “Humanismo”. O ser humano deve ser valorizado acima de tudo; deve estar no centro das preocupações sociais. No entanto, o ser humano surgiu através de uma genealogia lenta, passando pela filosofia e algum tempo depois pelas ciências humanas.

Paralelamente ao seu surgimento apareceram os hospitais psiquiátricos, as penitenciárias, as necessidades de leis para a punição de infratores, a desigualdade social, a tirania e a violência. Todos esses elementos, somados ao desenvolvimento da Filosofia, Medicina, Psicologia e Sociologia. Contudo, a concepção que hoje temos do ser humano é, de um sujeito racional, capaz de pensar por si mesmo, de tomar decisões, de agir por conta própria, de analisar o mundo ao seu redor.

Portanto, não compreendo os mistérios da vida e nem suas razões. Só espero estar certo no que penso e sinto. Que é continuar a cultivar esse amor que tenho, pelo meu próximo. Penso num mundo melhor para todos. Talvez, então neste dia, o ser humano inverta os seus valores atuais e coloque ordem nesse planeta que é a nossa morada. Que possa olhar para o seu semelhante com respeito e admiração, e finalmente como consequência deste gesto sublime, todos poderem conviver em paz e harmonia. Só assim teremos um mundo mais humano e quem sabe feliz. Contudo, a vida é feita de escolhas. Por isso, pense muito bem antes de tomar uma decisão. Sempre será preciso arcar com as consequências futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...