9 de abril de 2018

AS QUATRO LEIS DA ESPIRITUALIDADE NA ÍNDIA

Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. É fundado em nossos pensamentos e é feito de nossos pensamentos. Para isso a filosofia Hindu na Índia criou as quatro Leis da espiritualidade, para pensarmos melhor a nossa vida e não viver inutilmente.

A primeira Lei nos diz: “a pessoa que chega é a pessoa certa”. Significa que nada ocorre em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas que estão ao nosso redor, que interagem conosco, estão ali por uma razão, para que possamos aprender e evoluir em cada situação.

A segunda Lei nos diz: “o que acontece é a única coisa que poderia ter acontecido”. Nada, absolutamente nada que ocorre em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Nem mesmo o detalhe mais insignificante. Não há nenhum se eu tivesse feito tal coisa ou que outro fez, talvez pudesse ter sido diferente. Não! O que aconteceu foi à única coisa que poderia ter ocorrido e teve que ser assim para que pudéssemos aprender essa lição e então seguir adiante. Todas e cada uma das situações que ocorrem em nossas vidas são perfeitas, mesmo que nossa mente e nosso ego resistam em aceita-las.

A terceira Lei nos diz: “qualquer momento que algo se inicia, é o momento certo”. Tudo começa num momento determinado, na hora certa. Nem antes e nem depois! Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e ultima Lei nos diz: “quando algo termina, ele termina”. Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas, é para nossa evolução. Por isso é melhor sair, erguer a cabeça e seguir em frente, enriquecido com a experiência. Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele veio à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender. Que nenhum floco de neve cai no lugar errado.

Portanto, encerro esta reflexão com uma frase do pensador, filósofo e físico alemão Albert Einstein (1879-1955): “se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo ficará sem amor, mas, se escolher o amor com ele conquistará o mundo”. Contudo, o caminho do amor e da sabedoria nos levará a mais rápida ascensão espiritual coletiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...