7 de abril de 2018

NA SENSIBILIDADE DA FLOR PERPETUA A VIDA

Se olharmos as flores desabrochando, seus esplendores e suas belezas, vamos compreender que a existência eminente da vida segue o seu curso natural. De que modo eu, como educador, conseguiria ajudar as crianças e jovens a contemplar as flores e aplicar-se também à filosofia? Se concentrar-me unicamente nas flores e desprezar a filosofia, haverá algo de errado na minha atitude. Se, ao contrário, estiver preocupado apenas com a filosofia, também aí não estarei certo. Não devemos adquirir conhecimentos tecnológicos, aperfeiçoar-nos primeiramente numa matéria, e depois passarmos para outra.

Ao nos dedicarmos longo tempo, com todo o empenho, na aquisição de conhecimento, algo já se destruiu em nós. Particularmente o interesse em olhar para a flor e a capacidade para enxergá-la na sua essência se foi. Ao dar maior ênfase a um ou outro aspecto, tornamo-nos insensíveis e, como sabe, a essência da inteligência é a sensibilidade. Assim, a qualidade que desejamos para a criança é a mais apurada sensibilidade. Sensibilidade é inteligência, a qual os livros não nos propiciam. Se, durante anos, estudarmos filosofia e não formos capazes de olhar para as flores e para o azul do céu, não compreendemos a filosofia e aí sim estaremos mortos em vida. Se tivermos sensibilidade, a mais alta expressão da inteligência então poderá admirar as flores e também estudar filosofia.

Entretanto, se essa inteligência for dotada de agilidade, atenderá a ambos os campos. Agora, o que faremos nós como uma comunidade de educadores, para despertar na criança e no jovem, esse tipo de sensibilidade? O estudante tem de ser livre. Senão, não será sensível. Se, por exemplo, não for livre para estudar determinada matéria, para apreciá-la, para a ela devotar-se, não terá bom êxito nesse estudo. E, igualmente, para contemplar as flores, ver-lhes a beleza, o aluno necessita de liberdade. Então, é a liberdade o que vem primeiro o que significa caber ao mestre ajudar a criança a ser livre. De modo que, liberdade significa ordem, liberdade não significa deixar a criança fazer o que quiser. Qualquer forma de compulsão, de intimidação, como a praxe de dar notas ou não, nada disso é eficaz.

Portanto, se compreenderem a importância da liberdade e da ordem, e sentirem que tanto o castigo como o prêmio não produzem resultados. Vale eximir-se desta forma de prática. Vale lembrar, que os velhos sistemas, de uso secular, não levaram o homem à libertação. Fizeram-nos ceder e ajustar-se. Contudo, minha sensibilidade me expõe em todos os momentos, inclusive no que escrevo. Se minhas lágrimas escapam e caem pelo meu rosto diante de alguém, sinto-me vulnerável. Se lhe dou um abraço e você me rejeita, sinto-me pequeno. Se te beijo e você se esquiva, sinto que não devo demostrar meus sentimentos. Mas a sensibilidade para com outro ser humano, para com a flor, a música, a beleza de uma paisagem ou de uma árvore, não é uma demonstração de fraqueza. É uma demonstração da inteligência de cada um, e por essa razão não devemos nos envergonhar nunca do que somos e de demonstrar nossos sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...