15 de novembro de 2017

POR CIÚMES CAIM MATOU ABEL

No livro de Gênesis 4-8, registra a história de Caim e o seu irmão mais novo Abel que apresentaram ofertas a Deus. Porém, a oferta apresentada por Caim a Deus foi rejeitada e do Abel foi aceita. Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão. Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou o irmão. Pelo simples ciúmes que sentia do irmão em relação aos seus cuidados e amor com as ovelhas. Abel era um humilde pecuarista, que amava o que fazia. Algum tempo atrás, deixaram um comentário no meu Blog que dizia o seguinte: “lindo e verdadeiro, pois o ciúme realmente já me afastou de quem dizia me amar”. Fiquei sabendo depois que, muitos outros pretendentes se afastaram dessa pessoa. Esta é uma pequena amostra do quanto o ciúme é nocivo para nossa vida afetiva. Talvez porque ele cega o indivíduo, a ponto de tornar-se inseguro e covarde. Vale lembrar, que a covardia é mãe da crueldade.

De modo que, estar junto de alguém é uma arte por demais difícil em nosso mundo, onde as relações afetivas, não são feitas para durar muito. Nossa total falta de apoio cultural para as atitudes de convívio e interação. A pessoa amada é, entre outras coisas, um símbolo do outro ou de todos os outros. Quem está amando, sabiamente trata bem os demais. Na verdade, o amor é o sentimento concreto de solidariedade humana. Para entender melhor, faremos a seguinte pergunta: “O que espera de nós o mundo?” No mínimo que sejamos solidários e amorosos com os nossos semelhantes. É interessante perguntar quanta energia psicológica está sendo consumida por namorados e casais que tentam viver em seus relacionamentos por trás de uma máscara, recheada de intrigas, maledicências e fofocas. Usam com facilidade a palavra traição sem nada antes provar. Ouviram dizer e nada mais. A única coisa que a verdade nos pede é que não a julguem antes de conhecê-la.

Todavia, uma das coisas que a psicologia nos ensina, é que o indivíduo muito ciumento, geralmente é reprimido na sua subjetividade, pouco espontâneo, confia pouco nos seus próprios valores. Não pouco se apresenta como pessoa cheia de culpa e muito rígida em seus valores e, por conseguinte, torna-se muito controladora e o pior, manipula a todos que estão a sua volta. Vejo o ciúme como uma animada aventura policial, na qual o bandido, o cafajeste, o mentiroso, o traidor, é na verdade, a pessoa amada. Se não fosse trágico seria cômico. Quem se declara juridicamente vítima, na verdade, comporta-se como detetive e promotor, não raro com interrogatório sob tortura psicológica ou física, ameaças claras. Desconfia da pessoa com a qual vai continuar vivendo até não sei quando. E o pior, envolve outras pessoas que nada tem a ver com o seu problema.

O ciúme é o pior sentimento da humanidade, como vimos na história bíblica dos irmãos Caim e Abel, porque ele impede a generalização do amor. Parece que uma das raízes do ciúme é a possessividade, o pensar, sentir e comportar-se como se o outro fosse propriedade ou objeto possuído. O que nem sempre se esclarece é que esta posse quase sempre é recíproca. O policial manda e o bandido obedece. Está implícito que um é propriedade do outro. Não sei como dizer de modo decente essa coisa de subestimar um ao outro. De modo que, o ciumento é um verdadeiro senhor de escrevo diante daquele que se diz amar. Se o amor é reciproco, há espaço para sentir ciúmes? Como dizia o filósofo francês existencialista Jean-Paul Sartre (1905-1980): “só existe senhor onde existem escravos”. Aceitar que meu amor possa não estar me amando neste momento é um alto índice de maturidade afetiva de ambos. Afirmam alguns psicanalistas que o ciúme é uma manifestação cultural de nossa inibição de agressão. Dos crimes passionais, nove em dez são por ciúmes. O ciúme tem tudo a ver com o ódio. O ciumento com o seu controle, consegue afastar cada vez mais, a quem ele diz amar. É um verdadeiro torturador do outro e de si mesmo.

Portanto, se alguém lhe disser que seu ciúme é sinal de amor, fuja desse amor como o diabo foge da cruz. Desejar a companhia de pessoas queridas, pedir por essas companhias, tentar prolongar os momentos juntos, fazendo-se o mais simpático possível, tudo isso parece muito bom e encantador. São tentativas legítimas de conservar ou conseguir o que desejo e o que é bom para o meu corpo e minha alma. É uma tentativa de conquistar aquilo que me é importante, e de um jeito que não afaste a pessoa da minha amizade, e nem da nossa convivência. Contudo, no momento em que começa a restrição, começa a agressão e o distanciamento. Quanto mais o ciumento fecha a vigilância, mais cresce no seu companheiro o desejo de se livrar desse vigilante. Quanto mais cresce na vítima o desejo de livrar-se, mais cresce no ciumento a necessidade de controlar. Enfim, permitir que o comportamento do outro seja a causa do meu desconforto emocional é de uma infantilidade absurda.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o motivo de caim ter matado abel é muito mais complexo que imaginamos.
    se observarmos o lado psicológico das profissões dos dois irmãos vamos perceber isso.
    caim como agricultor deveria trabalhar muito mais que abel, que cuidava dos animais. já é uma observação para o início de um atrito, já que o CORAÇÃO de caim não estava preparado para ver seu irmão sentado em cima dos animais enquanto ele dava duro com as enxadas nas mãos. etc, etc, etc............

    ResponderExcluir

AS COISAS SÃO OS NOMES QUE LHE DAMOS

O que é que você está fazendo com a sua solidão? Quando você a lamenta, você está dizendo que gostaria de se livrar dela, que ela é um sofri...