2 de julho de 2016

COMUNHÃO DE SENTIMENTOS

Ser simpático é ser amistoso, ser agradável, ser educado, é demonstrar gentileza e amabilidade para com as pessoas do nosso convívio, mas, não só. Assim como também, com os demais membros da nossa comunidade e do meio social. Por outro lado, em alguns casos, a origem etimológica de uma palavra já oferece a sua definição precisa. Precisamente é o que acontece com a palavra simpatia, o qual provém do latim “simpathia”. Vale lembrar, que este vocábulo, por sua vez, deriva de um conceito grego = “sympatheia”, tanto do latim como do grego, significa: “comunhão de sentimentos”. De modo que, a simpatia é mútua e nasce de forma espontânea. Contudo, é possível que, com o passar do tempo, o fato de conhecer melhor outras pessoas faça nascer um sentimento de simpatia que, inicialmente, não existia.

Penso que simpatia é um sentimento que nasce num só momento, ele surge instantaneamente, parece vir da alma. Sincero no coração como dois olhares acesos, bem juntos, unidos e presos, como numa mágica atração. O ser simpático implica em empatia e afinidades. É o canto do passarinho ao doce aroma da flor. Simpatia é quase amor, é ao mesmo que ver as nuvens de um céu de agosto, que brilha no rosto daquela pessoa que nos encanta. Simpatia é afinidade moral, similitude no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas. Simpatia é relação entre pessoas que, havendo reciprocidade, se sentem espontaneamente atraídas entre si. Nutrimos simpatia por aquelas pessoas mais próximas. Sobretudo, as que nos comovem por trazer registrado no olhar, as nossas afinidades, principalmente as intelectuais e afetivas. Simpatia é a porta de entrada para o amor e a compaixão.     

Entretanto, o termo simpatia se aplica no caso das relações interpessoais e também permite fazer alusão à inclinação análoga para com os animais ou os objetos. Para a física, a simpatia é a relação entre dois corpos ou sistemas através da qual a ação de um induz ao mesmo comportamento no outro. Sendo que a simpatia faz parte da nossa personalidade. Trata-se de algo próprio da sua maneira de ser e do seu caráter, que torna essa mesma pessoa em alguém agradável para os demais. Todavia, este estado sentimental que a simpatia provoca, assemelha-se ao amor. É a capacidade de dar atenção aos sentimentos de outra pessoa. Traduz-se em afeto que faz com que, duas ou mais pessoas se mantenham unidas. Simpatia é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma tendência instintiva que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços sedutores de amizade.

Por conseguinte, simpatia é a capacidade que as pessoas têm de participar das emoções alheias, podendo variar entre a mera aceitação e compreensão dos sentimentos do próximo e a completa identificação dos próprios. Estamos emotivos com o sentimento do outro. De certo modo, simpatizar pode ser uma relação de atração ou inclinação que algo ou mesmo uma ideia exerce sobre alguém, ou seja, o ato de gostar de alguma coisa que despertou seu interesse. Contudo, se fui muito maltratado pela vida, a ponto de carregar cicatrizes profundas e, de repente encontro alguém simpático, disposto a aceitar a minha dor. Esta pessoa será sem dúvida a minha cura, que irá ajudar-me a cicatrizar essa ferida que sozinho não iria conseguir. É um encontro interpessoal de amor e de superação, impulsionado pela simpatia. A natureza é sábia. Porém, nós é que não a compreendemos na sua dimensão ontológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...