2 de outubro de 2012

O CAMINHO SUPREMO DA SEXUALIDADE

Certa vez li a seguinte frase: “em que momento os amantes entram na mais completa posse de si mesmo se não quando estão perdidos um no outro?” Penso que essa frase é do filósofo francês e padre jesuíta Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955). Sobretudo, porque o assunto sexualidade nunca foi tão discutido e pesquisado como está sendo nesse século. Tamanha a importância que vem alcançando e quebrando tabus, pois se trata da nossa extensão física e espiritual. Eu sou um corpo informado de uma alma, segundo a tradição cristã.

A fusão de dois corpos na intimidade sexual é, fisiologicamente, o mais íntimo de todos os relacionamentos de que o ser humano é herdeiro. É uma união das partes mais sensíveis de cada um com uma intimidade ainda maior do que é possível com quaisquer outras partes do corpo. Fazendo dessa intimidade sexual o caminho supremo pelo qual nos tornamos parte um do outro; a pulsação do coração da outra pessoa é sentida como nossa. É como estar nos braços da divindade. No entanto, ansiemos por essa libertação de intimidade sexual e por um principio de medo ou insegurança, acabamos por frustrar e amputar a manifestação desse amor no momento do encontro.

Outro erro grave que muitos cometem é a idéia de que, como a intimidade sexual é às vezes recreação, trocas de carícias em momentos prazenteiros, onde ambos exploram e experimenta o êxtase dos seus corpos, confunde isso como apenas um simples momento de prazer. Contudo, ninguém se torna íntimo da pessoa com quem está encantada. Tal posição ignora não apenas o significado da intimidade sexual, mas também o poder do deus Eros. Entretanto, não é de admirar que o verdadeiro erotismo em nossa sociedade esteja sendo inexoravelmente substituído pela pornografia.

O grande escritor e romancista russo, Fiódor Dostoievski (1821-1881), nos oferece uma síntese desse uso do sexo. Em “Os Irmãos Karamazov”, que narra o pai bêbado e bufão, voltando para casa de uma festa, à noite, aceita o desafio dos amigos e pratica sexo, com uma mulher idiota que está caída na vala. O resultado dessa cópula gera um filho que mais tarde mata o pai. O uso desse símbolo narrado por Dostoievski tem um significado poderoso para os adeptos do sexo livre e sem cumplicidade. Esse ato sexual, que é o sexo sem intimidade levado ao ponto mais extremado, resulta em última análise na própria morte. Todavia, uma das coisas mais tristes em nossa cultura é esse tipo de relação descartável e compulsiva, parece ser fruto da desvalorização da pessoa humana que vem disseminando a potencialidade do amor.

Portanto, o perigo é que tais pessoas alienadas, que tem medo da intimidade, se encaminhem para uma existência de robôs, anunciada pelo estancamento de suas emoções não apenas nos níveis sexuais, mas também em todos os níveis, apoiadas pelo lema de que sexo não envolve qualquer intimidade. Assim, não é de admirar que esses casais que se encontram nas noites aos finais de semana e vão para cama com certa facilidade. Depois de um esforço medonho para mostrarem desempenho e na maioria das vezes bêbados. Após essa relação sexual de péssima qualidade e angustiante, para não dizer deprimente é, que vem pergunta. “Qual é o seu nome, querida?” E assim, cada um com o seu medo, vagando pela noite e vivendo uma vida descartável.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...