21 de outubro de 2012

MAIS AMOR E MENOS DOR

Ao assumir uma relação de cumplicidade com outra pessoa, seja no casamento ou entre namorados, ou seja, qualquer tipo de vida a dois em comum, a pessoa esta abrindo para si mesma e para o seu parceiro a possibilidade ou a chance de serem felizes juntos. Mas por trás dessa esperança de harmonia existe uma dura realidade.

Entretanto, quanto mais os dois desejam permanecerem juntos, mais eles brigam para mostrar quem tem mais razão e assumir o domínio da relação. Para o psicoterapeuta e educador Harville Hendrix, que trabalha com psicoterapia de casais, argumenta que as frustrações do casal originam-se de necessidades não satisfeitas na infância e como à pessoa tenta inconscientemente removê-las usando táticas infantis, provocando na relação um desgaste de sentimentos.

Todavia, se a pessoa não está recebendo o amor que esperava do outro, o mais indicado para salvar a relação amorosa neste caso é a busca do diálogo aberto e franco. Comunicar-se com clareza e respeito pelo outro. Recorrer com maior precisão e sensibilidade. Abandonar atitudes chantagistas do tipo: “é sua obrigação”, “você devia”, sinceramente não gostos dessas duas palavrinhas, elas só servem para machucar a quem eu amo. Atitude como essa não ajuda, só aumenta a dor um do outro e depois são palavras derrotistas e pejorativas. Leva a pessoa a tratar o outro como objeto descartável, que usa e joga fora quando achar não server mais.

A pessoa focaliza a energia no sentido de suprir as suas necessidades e responsabilizando o seu amado pelas suas frustrações criadas por expectativas não satisfeitas. Por outro lado, quando ambos promovem o diálogo aberto e franco, com serenidade e confiança um no outro, percebem que aos poucos a espiral decrescente da luta para mostrar quem tem razão, vai se transformando num saudável processo de crescimento emocional e espiritual. Entretanto, nenhuma pessoa é uma ilha. Ela carrega multidões, são crenças introjetadas que colecionou ao longo de sua vida. Todas muito bem guardadas no seu inconsciente.

Portanto, a vida a dois é uma viagem psicológica e emocional que começa com o encantamento, no êxtase da atração, nesse emaranhado de conflitos que trilhamos por caminho pedregoso da autodescoberta que vai culminar na criação de uma união íntima, com a possibilidade de ser feliz e terminar a vida se possível ao lado da pessoa amada. O fato de aproveitar ou não todo o potencial que cada um tem, em busca dessa felicidade não depende da habilidade da pessoa em atrair o parceiro perfeito. Depende da vontade de cada pessoa em adquirir conhecimento sobre as áreas ocultas e obscuras de si mesmo, para melhor compreender o outro. E assim transformar essa relação amorosa num saudável processo de crescimento emocional e espiritual. Diminuindo a dor e promovendo o amor.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...