18 de abril de 2019

COM A NATUREZA APRENDEMOS O QUE É VIVER

Por mais profunda que seja as cicatrizes plasmada em nosso espírito, ainda o tempo, esse grande consolador, sempre nos oferece uma chance para encontrarmos a paz desejada. Quantas vezes nos precipitamos nos julgamentos e, com isso, impedimos que a vida se proponha a nosso favor, porque nossas atitudes a bloqueia. Dispensamos esse aprendizado para com as coisas da natureza. O melhor seria aceitar e acolher esses momentos para realizar missões de paz e amor, para que haja autenticidade e equilíbrio entre os humanos. Apreciar as coisas simples da vida e da natureza, como assistir e admirar ao pôr do sol no horizonte, cujo cenário é cercado de vidas. Admirar o céu iluminado de estrelas, colher e comer uma fruta do pé. Algumas crianças nunca sentiram e nem sabem como é maravilhoso apreciar esse contato com a natureza.

No entanto, todas essas atividades estão cada vez menos presentes no cotidiano de quem vive nos grandes centros. Este contato com a natureza traz a oportunidade para que potencializamos nossas aptidões físicas, mentais e intelectuais. Quando estamos em sintonia com a natureza, a percepção de mundo é ampliada em três aspectos: “especial, o universo da natureza é bem maior do que o nosso habitat; sensorial, porque há diversidade de ruídos, olfatos, texturas, cores e formatos; e finalmente físico, pois caminhar entre árvores, pássaros e rios é caminhar nos braços dos deuses”. A oportunidade de conhecer animais e plantas que só vemos nos livros, é uma experiência muito rica que faz a gente se sentir conectado com esse universo cósmico.

Para viver esta experiência é preciso contar com o apoio dos pais e professores. Tendo em vista, que estes são momentos onde tudo se faz juntos e é de grande valia para o aprendizado de ambas as partes, sobre questões relevante da nossa irmã natureza. O vinculo familiar criado durante as descobertas infantis, marcam para sempre na forma de lembranças em nossa memória. Pois, minha infância e adolescência foram na roça e hoje tenho uma identidade intrínseca com a terra e o mato. Uma vida mais natural, mesmo que seja somente nos finais de semanas para aqueles que moram na cidade, mesmo assim, acrescenta valores diferentes, como: “cuidados com a natureza, com os bichos, o andar descalço na terra, tomar banho nos rios e chupar jabuticaba no pé”.

Portanto, são experiências inesquecíveis. E não é só no acréscimo de conhecimento que ganhamos, mas também, aprendemos a conviver com a natureza que aguça a nossa curiosidade e nos estimula cada vez mais para a vida. O grande aprendizado da vida é saber estar com quem a gente gosta e, se possível ao lado de quem a gente ama. Sentir as vibrações com a natureza e perceber a vida que habita em cada um de nós, que é a mesma que habita os demais seres vivos. Como é lindo poder enxergar com esses olhos e poder sentir a natureza entrando pelos nossos poros, envolvendo-nos e dizendo-nos: “Deus está aqui”, basta olhar e ver a lua cheia ou minguante, o sol forte ou fraco, as árvores com suas folhas embaladas pelo vento. A vida para mim é uma síntese da natureza. De modo que, se Deus é as flores, as árvores, as montanhas, os rios, o sol e a noite de lua cheia. Então, acredito com toda a minha força neste Deus. Acredito com toda a minha energia vital, transformada em oração e pensamento, numa comunhão de fé com esse Deus. A natureza está sempre nos ensinado algo. E a vida sempre nos da à oportunidade de um recomeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...