5 de setembro de 2015

EDUCAR PARA A CIDADANIA

A escola deve fazer mais do que preparar o aluno para o ENEM e formar técnico para a competição no mercado de trabalho. Deve alfabetizar politicamente, construir cidadãos, dar noções de justiça, conscientizar o estudante da importância do seu papel na sociedade, como agente de direitos e deveres. Somente o cidadão consciente das suas competências junto à sociedade irá comprometer-se com causas e fins comuns.

Educar para a cidadania é aspirar uma escola que prepare pessoas não apenas para o trabalho, mas para participar no mundo globalizado de forma crítica, reflexiva e emancipatória. Cidadania é entendida como o conjunto de direitos e deveres que goza um indivíduo no processo democrático. O que lhe permite intervir na direção dos negócios públicos do Estado, de forma proativa, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração.

Este projeto pedagógico objetiva criar condições para uma ação transformadora, capacitando a comunidade educativa em práticas de responsabilidade social, educação ambiental e cidadania, tornando-a multiplicadora de ações cidadãs no cotidiano da escola e construtora de uma sociedade mais justa e igualitária. Como auxiliar os alunos a perceberem o quanto sua participação pode ser útil e importante para a comunidade, levando seu saber e sua ajuda para assim fazer a diferença.

Promover momentos de confraternização, ressaltando a importância do estar com e viver junto, da preocupação pelo outro, da empatia e da melhora da auto-estima dos alunos. Enfatizar a educação para a cidadania, promovendo a igualdade entre as pessoas, utilizando como parâmetro a relevância social da ação dos alunos e da escola. Proporcionar aos alunos o exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos direitos humanos.

Portanto, pesquisas realizadas no departamento de Educação da Unicamp, nos mostram que todas as ações realizadas surpreenderam pela participação e pelo interesse de professores e alunos. Ao final do projeto, um relatório e um termo de compromisso, elaborados com participação dos alunos, foram encaminhados à Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Educação do Estado de São Paulo, apontando sugestões de projetos de leis e ações para diferentes áreas de cada município. Contudo, escola publica tanto para o mal como para o bem é terra de ninguém. Enfim, essas sugestões foram engavetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...