22 de setembro de 2015

DEMOCRACIA COM EDUCAÇÃO

Democracia com educação se faz com escolas decentes, professores capacitados e qualificados para dar o melhor de si. Educar com democracia é um processo, cujo principio básico dessa convivência entre as pessoas é instaurar uma “paz perpétua”. O ser humano por natureza é egoísta. Somos capazes de destruir o outro porque não temos responsabilidade de cuidar do nosso semelhante. Usando aqui de uma metáfora canibal. Come-se o outro para se tornar o outro. No amor essa metáfora está presente através do Eros. Mistura-se com o corpo do outro, comendo o outro. Está no pressuposto cristão: transformar o outro em vinho e pão, isto é, beber e comer o outro. Há aqui uma comunhão absoluta. Seria a Metamorfose de Fraz Kafka (1883-1924), onde o outro acorda como um animal. Na verdade, ele não se tornou literalmente um inseto, tem uma sutileza aí que não é nada sutil. Isto que leva Jean-Paul Sartre (1905-1980), afirmar que o outro é o seu “inferno”. Por conseguinte, nós somos o momento negativo para afirmar o espírito absoluto que nos habita.

A escola tem um papel fundamental nesse processo, pois é o lugar do conhecimento e do aprendizado. O ambiente escolar deve ser pautado numa visão democrática que se inicia, primeiro a partir da hospitalidade e da delimitação da gestão do ambiente onde se desenvolve a educação. Sendo de suma importância que os educadores estimulem seus alunos a participarem do desenvolvimento da escola, criando sempre assembleias, grêmios e outros mecanismos de participação, que oportunizem aos educadores e alunos a tão sonhada cumplicidade, eivada de ações que colaborem para uma educação sempre motivada e incisiva no rumo da qualidade. O fator informação é cada vez mais importante na formação dos adolescentes. O interessante é filtrar essa informação e fazer dela algo a mais no processo de aprendizado crítico e questionador. Não podemos cair no relativismo de dizer, que os jovens ignoram a política e que estão completamente alienados.

Portanto, se queremos democracia com educação, é preciso compreender que o pressuposto da virtude da hospitalidade bebe dessas duas fórmulas simples e inesgotáveis, divisas de nossa modernidade. Torna-te aquilo que tu és. Formam um apelo a uma hospitalidade permanente, sem reservas e sem limites, de nossas casas, nossa pátria, de nossas almas e de nossos corpos. No mundo contemporâneo, a relação com o outro é uma relação de poder. Uma relação mecanicista. Não percebo o outro como meu semelhante, mas, como meu inimigo. Vivemos a mecanização do homem e a espiritualização da máquina. Será isso que nos constitui como humanos?

Um comentário:

  1. Anônimo22:55

    Falou bem, a escola tem um papel fundamental na educação de nossos filhos, mas infelizmente os nossos governantes, pagam as escolas de seus filhos não sabem o que é estar em uma sala de aula, nos falta cumplicidade e estímulos para podermos ajudar nossas crianças.Bjão...adorei

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...