25 de julho de 2015

ALÉM DE SI MESMO

Tornou-se muito comum as pessoas nutrir uma atitude de posicionar-se frente à vida de maneira arrogante e prepotente, que impede de enxergar o que está além de si mesmo. Há uma tendência, principalmente entre os jovens, de acharem que sabe e pode tudo, que está sempre certo e os outros errados. Cuidado, essa postura pode ser uma doença. Todavia, existe uma fase na vida em que despertam estas características: ver-se como o centro do universo, ter um ponto de vista limitado, defendê-lo ferrenhamente e não conseguir colocar-se no lugar do outro, sendo incapaz de modificar a própria conduta. Este é um comportamento egocêntrico, que impede o indivíduo de compreender o que vem de fora. Está sempre certo e os outros errados, ele sabe tudo. Esse é o tipo mais odioso de pessoa, para se conviver.
É comum na infância a criança desenvolver uma típica forma de pensamento mágico: quando ocorrem duas coisas simultaneamente. Se o outro está de mau humor, deve ser por minha causa; se está bem comigo hoje, deve ser porque alguém me elogiou. Deduzo o que me convém, para me tranquilizar, e esqueço-me de ver a realidade como ela é. Se não consigo ter clareza sobre o que está acontecendo, em vez de usar o “dedutômetro”, seria melhor perguntar diretamente. Mas o egoísta não faz isto porque ele acha que o mundo gira em torno dele. Esta fase ocorre naturalmente entre dois e sete anos de idade, na fase do pensamento pré-operacional ou do egocentrismo. Esse é um período no qual a criança acha que sabe tudo, muito mais do que os adultos.
Entretanto, de acordo com a idade pode ser pouco, se comparado à de um adulto, ou ser muito para alguém jovem, mas nem por isto deve-se pensar que sabe tudo. A leitura, o conhecimento e o aprendizado vão mostrando-nos que quanto mais sabemos, mais sabemos que não sabemos nada. O astuto acha que sabe tudo e o sábio é aquele que sabe que estará em constante processo de aprendizado. O mundo não gira apenas ao nosso redor, que existem fatores alheios e externos que nos ajudam a perceber que não estamos sozinhos no mundo e que os outros não estão ali somente para nos servir, como pensa as crianças que é servida pelos adultos devido as suas limitações pela idade.
Aquele que se enquadra nestas características, ao menos em parte, precisa expandir a consciência, ampliar a cultura, ler mais, obter mais informações, permitir-se amadurecer, considerando que o mundo do outro também faz parte do próprio mundo, direta ou indiretamente. A teimosia, o egoísmo, a falta de benevolência, a intransigência, a arrogância e o orgulho são sintomas de egocentrismo, de uma “parada” no tempo do desenvolvimento intelectual, emocional, moral e social. Devemos observar a nós mesmo em momentos de teimosia, de defesa de nossas ideias e questionar a nós mesmos como: “Por que estou teimando? Estou certo na minha insistência? Isto me leva a algum lugar? Estou aberto ao ponto de vista do outro, mesmo que sua opinião seja diferente? Quero impor minha maneira de pensar ao outro? Só levo em conta o que quero e quando quero? Por que tenho dificuldade de aceitar um não?
Portanto, quando a pessoa passa essa fase de maneira inadequada, levam para a vida adulta neuroses, psicoses que se transformam em enfermidades mentais, como a esquizofrenia, o transtorno de personalidade narcisista e o transtorno bipolar. Ocorre um desinteresse pelo que é do outro, tornando-se responsável pela perda de contato com a realidade. Carrega em seu inconsciente uma culpa por ser quem é, remetendo-o a um sentimento de inferioridade, incapacidade e inadequação, à vulnerabilidade ao humor do outro. Tudo isso por não estar ao alcance do consciente devido às resistências e ao sentido de preservação. Acaba tomando o sentido inverso: ao invés de se sentir inferior, toma o caminho da arrogância, da petulância e do pedantismo. Talvez como forma de defesa. Dessa maneira, instala-se uma falsa sensação de proteção, convencendo-se de que sua autoestima é muito bem manejada e adaptada. Vivendo uma situação infernal de ruim e dizendo que o outro é a causa do seu desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...