16 de junho de 2014

AS CICATRIZES EMOCIONAIS

Com emoção não se brinca. Se olharmos atentamente para as expressões faciais de qualquer pessoa, é possível perceber os traços e marcas que denunciam o stress, de acontecimentos trágicos em sua vida. Com o passar do tempo, o corpo se transforma numa espécie de "bibliografia ambulante" revelando os fatos vivenciados, emoções e pensamentos predominantes de cada pessoa. Segundo o meu amigo pesquisador no Instituto de Zootecnia Dr. Fernando de Castro, as emoções correspondem uma somatória de acontecimentos ao longo da vida, onde estão refletidas, e podem ser avaliadas, ferimentos e cicatrizes não só do corpo, mas também da alma. A dor e o sofrimento não tem como causa o "amor", mas as dificuldades em lidar com esse sentimento. O erro maior é deixar de ouvir racionalmente o coração. Como dizia o físico, matemático e filósofo Blaise Pascal (1623-1662): “O coração tem razões que a própria razão desconhece”.  

Para o meu amigo pesquisador, a pele do rosto funciona de fato como uma tela onde as experiências da vida de cada um se inscrevem com toda a intensidade das emoções que as geraram. Muitos filhos se afastam dos pais porque não conseguem encontrar uma forma de diálogo conciliador ou porque estão desesperados, querendo chamar a atenção das pessoas que amam.

Nas relações amorosas o problema é ainda mais complexo. Falo com conhecimento de causa. Ambos querem o entendimento, mas o bloqueio emocional é maior que a capacidade de conciliação. Nós somos um sistema dinâmico de energia que refletem o padrão evolutivo da alma. Sendo assim, a saúde do corpo é proporcional ao estado de equilíbrio geral da nossa consciência. A maioria das pessoas adquire mecanismo de defesa e estratégia de sobrevivência de forma imperfeita ou aleatória para escapar da dor afetiva. Usam de subterfúgio para atenuar esse sofrimento.

Portanto, a ajuda de um profissional da psicologia neste momento de conflito, pode trazer excelentes resultados na compreensão da causa. Contudo, pouco a pouco, ganhamos dignidade e respeito por nós mesmos, ao mesmo tempo vamos reconhecendo essa força interior chamada amor e cientes do quanto o outro é necessário para a manifestação desta força e o quanto ela é poderosa, a ponto de nos transformar. Porém, onde há amor há transformação. Vou morrer dizendo: "A vida é minha, mas o coração é seu. O sorriso é meu, mas o motivo é você".

Um comentário:

  1. Texto muito bem escrito, de maneira bonita, mas me paereceu superficial, pouco vivencial e muito baseado em idéias alheias.. Viver, sentir... ???
    Majo

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...