11 de junho de 2014

A DOR DA SEPARAÇÃO

Qualquer separação afetiva implica em sofrimento e dor. Só avaliamos a importância do amor em nossa vida, quando o perdemos. Quem são as pessoas que sabem amar? Por acaso são as que se comportam de forma autodestrutivas? Ou aquela que só enxerga o lado negativo do amor? São essas pessoas que se anulam e se escondem pelos cantos? São pessoas arbitrárias diante do amor. Aprender a dar e receber amor são tarefas que começa desde cedo. Mais precisamente na infância. O desempenho do bom relacionamento amoroso depende desse saber dar e receber, sem cobrar ou exigir do outro que se comporte de acordo com as minhas expectativas.

O psicanalista austríaco a quem se deveu a fundação do Círculo Vienense de Psicologia Profunda, Igor Caruso (1914-1981), argumenta no seu livro:Separação dos Amantes: Uma Fenomenologia da Morte”, mostrando os tipos de amor e, em que condições sociais rígidas forçam a separação em favor da harmonia estabelecida. Caruso foi o primeiro pensador que se dispôs a estudar o que acontece com os dinamismos psíquicos e as forças defensivas quando a separação forçada e repentina dos amantes se efetua mediante “esforço de vontade” e por “razões objetivas”, no momento máximo da relação amorosa.

A capacidade de entrar em sintonia com os desejos do parceiro é a marca do amor duradouro. No cérebro de quem está apaixonado, ocorre à ativação do sistema de recompensa. Esse sistema é mais primitivo: leva o ser humano a buscar alimentação, proteção e sexo. Quando o sentimento evolui, regiões mais refinadas são acionadas. São áreas menos relacionadas a emoções básicas e mais ligadas à empatia. É pelo DNA que sela esse amor. Ambos se descobrem pelo DNA. A chamada afinidade um pelo outro. Portanto, o amor é um fenômeno instintivo, não escolho quem amar.

Entretanto, a vítima do abandono amoroso não escapa de vivenciar o gosto da morte. Para Caruso, o tema da separação identifica-se com a eclosão da morte psíquica na vida dos seres humanos. Quando se perde o outro, que era tudo, o que fica é o nada, o vazio, uma ausência tão profunda que só pode ser equiparada à da morte.

O ser amado, ao ser o tudo, passa também, numa operação psíquica de transporte da identidade, a ser o próprio eu do apaixonado. A sensação é a de que há um prolongamento do eu no outro. Ora, com a perda do outro vem junto também o desabamento psíquico do eu e aí está a catástrofe em seu aspecto mais funesto: a separação amorosa é, sobretudo, mortificante porque provoca um abalo ontológico correspondente à perda de si próprio. Os que vivenciam essa crucifixão têm a percepção da auto desintegração. Por isso, a separação nos torna tão dolorosa, apresenta-se semanticamente potente porque nos remete à atomização do ser e seu desabamento na existência. Precisamos ser fortes, sem esquecer que somos humanos.

Portanto, a experiência da dor, que acabamos de descrever, é inerente à paixão amorosa: a posse, por natureza, traz o seu reverso. A história do amor vista através da literatura e da arte, aponta incessantemente para a separação dos amantes. Há sempre os intransponíveis obstáculos a separar os que se amam. Colocando o obstáculo e a transgressão como elementos constitutivos do amor. Por que agimos contra o amor? O amor pode ter acabado do ponto de vista racional, mas o cérebro continua a mandar os estímulos que causam reações físicas ainda que ele tenha as lembranças ruins do relacionamento. As impressões formadas no namoro ficam no cérebro. A dor provocada pela separação amorosa inscreve-se entre as mais difíceis de suportar, porque se trata de uma situação em que o prazer perdido é muito grande. Tendo em vista, que o amor é irracional, instintivo. Não explica, simplesmente se ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...