3 de junho de 2014

AMOR NA TERCEIRA IDADE

Ainda existem pessoas que pensam que o idoso é incapaz de amar. Desde quando amor tem idade? Amamos a vida toda, cada descoberta do amor é uma energia nova que irradia todo o nosso ser. Chegamos a pensar que finalmente encontramos o paraíso, pois tudo é carinho, tudo é paz, e tudo é feito para nós, todas as atenções são nossas. Todas as partes de mim que me são importantes, pertence ao outro.

Estou certo que encontrarei tudo o que é meu nesta vida, terei todo o amor que mereço e que posso dar. Mas o tempo passa, aprendemos a ler, a escrever a conversar, a entender a crueldade humana e todos contagiados por esta fome de poder idiota, comentemos nosso primeiro crime. Condenamos a quem amamos. Negociamos nossos sentimentos, vendemos nossa alma ao diabo por um pouco de poder, a satisfação do nosso ego.

Como perdemos tempo com coisas fúteis, como nos desgastamos com bobagens que não valem nada, só quando estamos ficando velhos é que percebemos como fomos tolos, como jogamos nosso tempo fora, tentando através do sexo doentio, curar nossas almas desesperadas por amor. Quantas vezes foi o sexo que nos trouxe a felicidade que procurávamos? O sexo pelo sexo, não traz absolutamente nada. O que o sexo traz é o êxtase, e isso se for bem feito, com a pessoa certa, senão, só nos deixa mais infeliz ainda. Encontramos a felicidade quando alguém nos ama e quando podemos amar alguém sem medo, desta troca surgirá infalivelmente o sexo e, um sexo especial, onde nossas almas tremem, nossos corpos se esvaem síncronos perplexos com tanta beleza.

Entretanto, os mais jovens não sabem disso, pois nunca ouviram falar e muito menos praticam sexo tântrico. Vivemos numa sociedade de consumo, dando a entender que jamais teremos um orgasmo se não tiver o perfil de homem poderoso. Como somos fúteis, fracos de espírito e de mente nesta época de nossas vidas; justamente quando somos mais belos, parecemos mais tolos. Ainda tem mulher procurando por homens com dinheiro e poder, transformando o amor em mercadoria.

Para o idoso o valor da vida e do amor, não começa aos 50 ou aos 60 anos, mas, quando percebemos que tudo isso aí em cima é inútil para nossa felicidade, é o momento em que podemos e devemos amar, simplesmente porque merecemos, porque já pagamos o nosso tributo.

O amor para o idoso torna-se explícito quando dividimos o almoço, com alguém que amamos enrolados num cobertor de zebrinha, fazendo cafuné um no outro. Quando percebemos que nem a idade nem coisa alguma tem força suficiente para estragar aquele momento, nem mesmo a morte, pois quando ela chega aquele momento já terá sido vivido e, portanto, será nosso e nem a morte pode nos tirar a felicidade de ter amado.

Todavia, a morte, algoz de todas as idades, só vem quando descobrimos que somos, na verdade, feitos de amor e, para que não sejamos contaminados com a mediocridade de tantos, nos leva em seus braços para outro lugar feito para amar, para ser amado, junto ou mais perto daquele que, como nosso melhor amor, é só amor. É na maturidade que descobrimos o valor do carinho, do sorriso, de um gesto limpo de caráter, que descobrimos como é fácil ser feliz, como precisamos de tão pouco. Amor, respeito e compreensão. Não é por solidão, não é por abandono, não é por carência, é pelo gesto, é pela atitude simples de alguém que nos ama, que ganhamos o dia, é por um beijo de amor. É na maturidade que sabemos o que é amar e como amar, só não sabe quanto amar, pois isso não tem medida.

Portanto, olhe para trás e pergunte qual jovem cujo espírito seja limpo, qual deles sabe o que é amar. Qual jovem hoje não ficaria com os olhos cheios de lágrima de felicidade e desejo por, um dia, ser alguém da terceira idade que, como você, ama e é amado e não tem vergonha de sentir essa felicidade. Não seja egoísta, ame, seja amado e ensine a amar. Contudo, amar só os sábios da terceira idade sabe realmente o que significa esse verbo intransitivo, que é Amar.

Um comentário:

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...