12 de dezembro de 2012

HARMONIA CONJUGAL SOBREVIVE DO AMOR

A Sagrada Escritura relata em Gênese. 1:27 e 2:24, que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, por esta causa deixará o homem pai e a mulher mãe, que se unirá um ao outro numa só carne, tornando-se os dois uma só vida. Esse texto do Gênese mostra-nos com inigualável clareza, que a união entre um homem e uma mulher é desde o princípio da criação, a mais importante aliança social que qualquer ser humano efetua em toda a sua existência.

A relação afetiva entre um casal constitui uma aliança de máxima importância, por se tratar de um relacionamento que envolve quatro aspectos fundamentais da vida humana: “físico, mental, espiritual e financeiro”. E a pessoa que realmente deseja progredir em todos estes setores chaves da vida, se for sábia, fará com que sua mulher ou seu homem ocupe o primeiro lugar entre os membros de seu grupo de alianças sociais.

O homem casado que vive bem com sua esposa, quero dizer em harmonia completa, compreensão, solidariedade e singularidade de propósito. Principalmente, quando ambos são movidos pelo amor que sentem, este relacionamento pode alçá-lo a grandes alturas de realização pessoal. Mas o que afirmo aqui vale somente para as relações estáveis. Pois com o advento da internet, afrouxaram-se muito os relacionamentos afetivos. Tanto homens como mulheres estão se expondo nas redes sociais em busca de uma relação casual. Se já tenho a pessoa que amo, o que mais preciso?  Mesmo aqueles que se dizem amar incondicionalmente o seu parceiro. Traz no seu perfil toda a pinta de alguém sem compromisso e aberto para o desfrute. Não tenho nada contra e nem a favor as redes sociais. Só não entendo como pessoas que dizem amar profundamente seus parceiros se prestam a esse papel.

As desarmonias, frequentemente expressas em queixumes, podem ser em geral, atribuídas à falta de conhecimentos sobre o sexo, que é outro dado importante. Onde predominam o amor, o romance e a compreensão perfeita da emoção, portanto, costumo chamar esse momento íntimo de sexo amoroso, onde não existe desarmonia entre os amantes. Aqui tudo é perfeito. Ambos se perdem um no outro e se transformam num só corpo. É nesse momento que a divindade se revela.

Entretanto, feliz do homem cuja sua mulher entende as verdadeiras relações entre as emoções do sexo amoroso e romântico. Para o homem apaixonado e motivado por este triunvirato sagrado, nenhuma tarefa é pesada, porque até os mínimos esforços se transformam em tarefa de amor. Sempre digo, o bom amor é aquele que transforma as pessoas em seres cada vez melhor e mais humanos. Valores esses que as pessoas estão trocando pelas redes sociais. E, contudo, estão cada vez mais se desumanizando.

Todavia, se a mulher permite que o seu homem perca o interesse nela e se interesse por outras mulheres e vice e versa, é geralmente pela ignorância ou indiferença do ser humano, em relação às trocas de caricias e contatos prazenteiros. Essa afirmação pressupõe que um dia existiu amor verdadeiro entre eles. Aquela conversa azeda de que você nunca me amou, solapa nas bases e não se fundamenta. Contudo, muitas vezes os casais, brigam por múltiplas trivialidades. Se analisarmos com precisão, a causa real dos aborrecimentos pode com frequência ser encontrada na indiferença ou ignorância de ambos nos assuntos afetivos. Nenhum e nem o outro sabem olhar com a alma e com o coração para perceberem o amor que sentem.

Portanto, com o agravante do advento da internet, que resultou no empobrecimento espiritual e na perda da diversidade cultural por efeito do uso excessivo das pessoas nas redes sociais. Em particular aquelas que dizem amar profundamente, mas priorizam relacionamentos virtuais. Posso dizer sem medo de errar, que a maior aprendizagem da vida é saber aproveitar os momentos com a pessoa que a gente gosta ou ama sinceramente. Contudo, o mundo só começará a se tornar mais humano quando tivermos consciência e passarmos a agir com gentileza, respeito e AMOR. Só então podemos dizer que somos de verdade um povo feliz. Pois quando esse dia chegar saberá ouvir e respeitar o outro.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...