26 de fevereiro de 2019

O QUE TEM IMPORTÂNCIA PARA VOCÊ?

No livro o Pequeno Príncipe faz a seguinte pergunta: “o que tem importância”? É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido, desistir de todos os esforços porque um deles fracassou. É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu, descrer de todo amor porque um deles foi infiel. No caso das mulheres, por exemplo: a TPM, também conhecida por tensão pré-menstrual, que consiste num conjunto de sintomas físicos e psicológicos, que podem surgir na mulher em uma a duas semanas antes da menstruação. Porém, faz com que muitos homens tenham dificuldades em entender e acompanhar todas as mudanças que ocorrem durante o período que antecede a menstruação. Nem por isso a deixa de amá-la e ser companheiro.
É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo. Espero que nesta caminhada não se cometa essas loucuras. Lembrando que sempre há outra chance, outras amizades, outro amor, uma nova força emergindo. Para todo fim um recomeço. Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas no céu, isso basta para que esse alguém seja feliz quando a contempla. Quando o Pequeno Príncipe pergunta se é verdade que os carneiros comem os arbustos de baobás? Mas, menos as flores por que tem espinhos? Fica implícito que os espinhos as proteges de ser colhidas, mas não de serem comidas. Por acaso seria maldades das flores terem espinhos para se protegerem? Indignado o Pequeno Príncipe afirma que as flores são fracas, ingênuas e defende-se como podem. Como enfrentaria o mundo sem os espinhos que as proteges?
Portanto, a milhões de anos que as flores fabricam espinhos e a milhões de anos que os carneiros as comem, apesar de tudo. Não terá importância a guerra dos carneiros e das flores? Ainda preocupado o Pequeno Príncipe argumenta: “eu por minha vez conheço uma flor única no mundo, que só existe no meu planeta e que num belo dia um carneirinho pode liquidá-la num só golpe. Você acha que isso não tem importânciaO que você não intende é que se alguém ama uma flor, da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrela no céu, isto basta para que alguém seja feliz quando as contempla. Ele pensa a minha flor está lá em algum lugar. Mas se o carneiro come a flor é, para ele, como se todas as estrelas repentinamente se apagassem! E isto não tem importância”? Contudo, talvez isto não tenha a menor importância para alguns humanos insensíveis e egocêntricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...