27 de março de 2016

UMA CARTA DE AMOR EM VERSO E PROSA

Como dizia o poeta, compositor e cantor Gonzaguinha (1945-1991): “há um lado carente dizendo que sim, e essa vida da gente gritando que não”. O heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935), Álvaro de Campos, nos da uma pista exata sobre o significado de escrever uma carta de amor. Isto é, se há amor por que não contar em verso e prosa? “Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas. Também escrevi em meu tempo cartas de amor, como as outras, ridículas. As cartas de amor se há amor, tem que ser ridículas. Mas, afinal, só as pessoas que nunca escreveram carta de amor é que são verdadeiramente ridículas. Quem me dera no tempo em que escrevia, sem dar por isso cartas de amor, ridículas. A verdade é que hoje, as minhas memórias dessas cartas de amor é que são ridículas. Naturalmente, ridículas são aquelas pessoas que nunca escreveram uma carta de amor. Ridículas como as outras”.

Sempre me expressei melhor por escrito. Oralmente não sou muito feliz às vezes falo o que não devo e o que devia falar, não expresso. Não sei se aconteceu com você, mas no meu tempo de escola, era proibido falar. Então, escrevia. A partir daí, acostumei-me a escrever e virei escritor. Adoro escrever. Adoro ler. Mas, adoro também conversar. E, conversar com você é muito bom. Porque você é boa ouvinte. Ouve com atenção e valoriza cada frase ou pronunciamento da pessoa que conversa com você. Pesa. Pondera. E não fala precipitadamente. Analisa. E é sincera. Suas colocações são muito inteligentes! Você escreve, lê e fala muito bem. É sensata. Moderna. Charmosa. Quente. Enfim, uma companhia muito agradável. Adoro estar com você. Você é maravilhosa como mulher, como profissional e como amiga. Conviver com você todos esses anos foi muito bom. Você é dessas pessoas que despertam na gente o prazer de viver.

Se eu pudesse, não me afastaria nunca mais da sua presença. Mas, não depende só de mim. E o sentimento quando não é recíproco, não vale a pena! Tem que ser uma atração mútua. Caso contrário, não compensa. Eu passei sessenta anos procurando uma mulher ideal. E não a encontrei. De repente, você apareceu e meu anjo da guarda me disse: “É esta!” Eu sempre errei, mas meu anjo, jamais erraria. Eu lhe disse, no nosso primeiro encontro, que não suporto nada forçado. Tudo tem que ser espontâneo e natural. Apelação não é comigo. Suplicar, nem pensar. Ou é uma vontade mútua, ou nada poderá acontecer. Posso lhe garantir que da minha parte é natural. Eu a amaria intensamente. Não sei se por toda a vida, mas seria verdadeiro, sincero e integral. Um amor exclusivo. Criativo. Moderno. Sensual e Erótico. Alegre. Irreverente. Provocante. Total. Enfim, maravilhoso. Faria tudo para que acontecesse assim.

Minha proposta nesta carta de amor é: amá-la exclusivamente e intensamente por muitos dias e muitos anos. Não sei até quando, mas, por um tempo ideal. Se possível, até o fim da vida. Já não somos jovens, precisaremos de alguém para cuidar de nós. Gostaria de cuidar de você e queria que você cuidasse de mim. Daqui a alguns anos, seremos idosos. Idoso sozinho é a coisa mais triste que existe, não existe nada pior. A nossa convivência poderia ser gostosa. Depende de planejamento. Tenho a impressão, parodiando Guilherme Arantes: “que o melhor das nossas vidas está para começar”. Todavia, poeta pertence àquela categoria de palavras que, durante certo tempo, caíram enfermas, em desamparada exaustão; eram evitadas e dissimuladas seu uso expunha-nos ao ridículo. E foi tão exauridas que, enrugadas e feias, transformaram-se em sinal de perigo. Aquele que, não obstante, se punha a exercer a atividade que, como sempre, prosseguiu existindo chamava a si próprio “alguém que escreve poesia”.

Portanto, hoje comemoramos o dia em que você apareceu ao mundo, minha amada. Já que veio para ser feliz, dedico-lhe essa carta em verso e prosa. Se for para esquentar, que seja no sol, de preferência ao meu lado. Se for para enganar, que seja o estômago. Se for para chorar, que chore de alegria. Se for para mentir, que seja a idade. Se for para roubar, que roube um beijo dessa pessoa que te ama. Se for para perder, que se perca o medo de revelar o amor que sentimos um pelo outro. Se for para cair, que seja na gargalhada. Se for para existir a guerra, que seja de travesseiros com a pessoa amada. Se existir a fome, que seja de amor. Se for para ser feliz, que seja o tempo todo. Se possível ao lado desta pessoa que te emociona. Porque o amor não é um sentimento qualquer, que se acha solto por aí todos os dias da sua vida. Se quisermos a felicidade, temos que correr atrás e não esperar que ela bata a nossa porta. Minha amada Vera, fazer aniversário não consiste em fazer anos. Mas, viver através de todos os anos a vocação que Deus lhe deu e confiou quando aqui chegou. Você é e continua sendo uma benção em nossas vidas. Parabéns pelos anos vividos. É um prazer caminhar ao seu lado. 

Um comentário:

  1. Era só isso que sonhava... Já não somos jovens, precisaremos de alguém para cuidar de nós. Gostaria de cuidar de você e queria que você cuidasse de mim

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...