15 de maio de 2015

NAVEGAR E PESQUISAR É SÓ CLICAR

Gosto de brincar com as palavras, fazer esse trocadilho, ainda mais com o advento da internet, isto torna a produção literária mais atraente e divertida. Tendo em vista, que a tecnologia e a internet tem contribuído muito para que o conhecimento não fique somente guardado nas estantes das bibliotecas. Por outro lado, esse saber à nossa disposição não terá utilidade se não soubermos como acessá-lo. Desenvolver as habilidades de pesquisa nos alunos é um dos grandes desafios do professor, atualmente.

A internet tem mudado bastante a forma como nos relacionamos com o conhecimento, principalmente, no âmbito escolar. O professor deixou de ser visto como o centro do saber para ser aquele que articula os saberes, fazendo com que o aluno relacione fatos e consiga construir sua opinião através do senso crítico. O educador deve ser aquele que está disposto a ajudar o aluno a trabalhar em grupo e a construir seus próprios conhecimentos. Segundo o pesquisador, biólogo e psicólogo Jean Piaget (1896-1980), só conseguirá dizer e passar com simplicidade e clareza uma ideia, quem entendeu suficientemente bem essa ideia.

Diante dessa nova realidade, faz-se cada vez mais necessário a busca por capacitação e aperfeiçoamentos para que nos apropriemos cada vez mais do mundo digital e, consequentemente, para que o aprendizado através dessa ferramenta tecnológica de informação e comunicação seja efetivo e traga bons resultados para o âmbito escolar. A conexão com os acontecimentos contribui muito para o aprendizado, pois através de um simples clique podemos saber o que acontece no mundo, isso tudo em fração de segundos.

Entretanto, a internet é um vasto mundo, tem tanto conteúdo bons como ruins. Este mundo virtual tem muito de perigoso e nefasto para os jovens. E ainda tem alguns pais irresponsáveis que largam seus filhos o dia todo na internet. Isto só acontece porque os responsáveis por essas crianças e jovens, nutri a falsa crença de que só por estar em casa, fechado no seu quarto enfrente a um computador, os filhos estão seguros e protegido. Na verdade, é uma ideia equivocada dos pais. Contudo, os estudos vão ficando de lado. Não percebem que estão matando a capacidade de pensar e a criatividade dos seus filhos, largando tanto tempo assim na Web. Penso que se os professores, alunos e os pais não se ajudarem, poderão se perder diante de tantas informações, pois ainda não estamos acostumados ao tipo de leitura que é feito em meios digitais. Nos livros a leitura é linear, ou seja, viramos as páginas em sequência e lemos. Dificilmente conseguiremos entender a história se pularmos alguns capítulos, porque há uma ligação entre as partes.

Com a internet é bem diferente. Estamos em um site e, durante a leitura, há um link. Se clicarmos nesse link, vamos parar em outro site, que pode não ter nada a ver com aquele texto inicial. É a chamada leitura não linear ou, como argumenta o filósofo francês, pesquisador da cultura virtual contemporânea Pierre Lévy (1956): “é um texto caleidoscópico (caleidoscópico é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual), móvel, que gira e se desdobra à nossa frente. Esse texto em que se agregam conjuntos de informação na forma de imagens, palavras ou sons, cujo acesso se da por links, é conhecido como hipertexto” (hipertexto é uma base de dados ou documentos informativos através de links, para facilitar a pesquisa). Trabalhar com esse formato, hoje em dia é fundamental na formação do aluno pesquisador.

Por outro lado, critica-se que os jovens passam muito tempo na internet jogando ou interagindo em redes sociais, que é verdade. Realmente é muito preocupante. Entretanto, o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento precisa ser estimulado nos alunos. A escola é uma das responsáveis pela formação do indivíduo, portanto, é nela que deveria estar o maior estímulo para que o estudante busque aprender. O aluno não considera que a internet é um vasto mundo de informações, no qual ele pode conhecer e aprender de tudo. A maioria das crianças e jovens considera apenas o lazer que essa Web pode propiciar, muitas vezes por não saber como lidar com a grande quantidade de informações. Cabe ao professor contribuir com a mudança de tal mentalidade, propiciando atividades de pesquisa que possibilitem a descoberta do mundo digital, para o aprendizado desses jovens.

Se os jovens gostam tanto de ficar no Facebook ou nas salas de bate papo, podemos orientar e provocá-los a desenvolver atividades diferentes, mostrando outra forma de navegar por essas redes. Despertar nos jovens o gosto pela pesquisa, descobrir sites e blogs interessantes ou criar fóruns de discussões, são algumas ideias que os professores podem trabalhar em sala de aula. Já que os alunos são tão fissurados no mundo virtual, por que não despertá-los para o aprendizado através dessa ferramenta? Por conseguinte, é possível entrar em contato com pessoas de todo o mundo. Se há uma língua estrangeira na escola, pode-se ter uma interação com escolas de outros países, para que os estudantes conversem em inglês ou espanhol. Sendo assim, até o e-mail também pode ser utilizado para os contatos com outras culturas.

Portanto, tenho conhecimento de algumas escolas no estado de São Paulo, que desenvolvem projetos juntamente com professor de Espanhol e Inglês, em parceria com escolas de outros países. A comunicação acontece via e-mail. Contudo, ganha os alunos e a escola, e é muito importante para a formação dos alunos, sobretudo, pelo fato do professor ser o especialista e mediador que possibilita essa atividade intelectual. Se mostrarmos o outro lado destes sites e programas que os estudantes venham a conhecer e a gostar, eles sairão da escola com outra postura, entendendo o computador como uma ferramenta não só de lazer, mas também de aprendizado e pesquisa. Terão mais vontade de buscar o conhecimento que está a um clique de distância. Então conclui-se, que navegar e pesquisar é só clicar.  

Um comentário:

  1. Diante dessa nova realidade, faz-se cada vez mais necessário a busca por capacitação e aperfeiçoamentos para que nos apropriemos cada vez mais do mundo digital e, consequentemente, para que o aprendizado através dessa ferramenta tecnológica de informação e comunicação seja efetivo e traga bons resultados para o âmbito escolar.
    Perfeito, quem dera os educadores de hoje tivessem esta sua visão...Parabéns querido pelo texto.

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