10 de maio de 2015

AMOR DE MÃE É PARA SEMPRE

Sempre ouvia a minha saudosa mãezinha Dona Lazinha (1904-2010) dizer que: “dinheiro não traz felicidade e muito menos compra amor”. Não entendia muito bem os motivos de tal proposição. Como filosofá da vida e inteligente que era, hoje guardo na minha memória, os seus ensinamentos. Aprendi com ela que o amor é um sentimento espontâneo. Amamos e somos amados. Mas quando esse amor nos falta à vida fica vazia, nossos objetivos se tornam vagos e sombrios. Então vem a fuga.

Uns a encontram na bebida, outros no jogo e alguns no trabalho. O trabalho é abraçado com desespero, quase como um suicídio, sem horário, sem método, sem tempo para distrações, para passeios. O trabalho passa então a ser obsessão! Tudo na esperança de substituir o amor que perdeu e na ilusão de que o dinheiro irá aliviar a sua dor. Aí vem o stress, o cansaço físico e mental. Uma vida só de obrigações produz doenças e sofrimentos.

A vida sem amor se torna difícil. O caminho se torna árido, sem flores, sem pássaros, sem nada! Mas jamais aquele que sente a falta de amor, carinho e afeto devem desanimar! A cada dia a vida da uma guinada e nos traz surpresas inacreditáveis. Milagres acontecem todos os dias. Ser mãe já é um milagre da vida.

O amor é a coisa mais importante na vida do ser humano. E a mãe é o maior exemplo de amor. Com ela aprendemos que devemos amar e ser amados intensamente. É a base, o alicerce da família, do relacionamento humano. É o tempero de tudo, é a alavanca que remove obstáculos e derruba barreiras. Como dizia a minha mãe: dinheiro algum deste mundo pode comprá-lo. Claro que amores fingidos e hipócritas são facilmente adquiridos. Mas aquele puro, ideal, terno e verdadeiro jamais poderá ser avaliado em cifrões.

Portanto, com a mãe aprendemos as maiores lições sobre o amor de verdade. O amor sincero é incondicional, nada quer em troca. Por isso se torna cada vez mais raro. Ele enriquece a vida, a ilumina e enche de alegria. Com amor pintamos um quadro com cores suaves e doces. Nele está à essência de tudo, a essência da vida. Por isso Santo Agostinho (354-430) disse: “Ame e faça o que quiser”. Certamente ele se inspirou em sua mãe Santa Mônica, que era uma cristã devota. Como todas as mães amam seus filhos pelo simples fato, de vir ao mundo para amar incondicionalmente. Por ser ela o símbolo do amor, todas as mães amam e lambem suas crias, até o fim da vida como um filhote que não cresce.

3 comentários:

  1. Olá professor queridooooo...nem vai lembrar de mim...mais tudo bem...há anos procuro pelo senhor, mais não lembrava o seu sobrenome...mais assistindo o vídeo da formatura da oitava série encontrei...me emociono toda vez que assisto. estou muito feliz em encontra-lo, e muito feliz pelo seu livro...professor fantástico que nunca mais esquecerei...e as mágicas??? nossaa...que bom te encontrar, entre em contato por favor assim que ler. Patrica Milan...a MACARRÃO da escola Armelinda em Hortolândia...da Pizzaria Mc Milan...agora acho que irá se lembrar...saudades milll...bjo.

    ResponderExcluir
  2. ah...amei os seus artigos...Sou mãe de um carinha espetácular e as verdades contidas em suas palavras são incontestáveis!!!

    ResponderExcluir
  3. O amor é a coisa mais importante na vida do ser humano. E a mãe é o maior exemplo de amor. Com ela aprendemos que devemos amar e ser amados intensamente.
    Sabe que mãe tem mesmo o coração maior que qualquer pessoa, amamos incondicionalmente, e este amor se prolonga as pessoas que estão de nosso lado....lindo texto emocionante sua exposição de sentimentos

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...