29 de março de 2022

UMA MÃE FALANDO COMO MULHER SOBRE AS MULHERES

Minha saudosa mãe sempre dizia para não se apaixonar por mulher que só fale de si mesma, de seus problemas, sem preocupar-se com você. Enamore-se de mulher que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que o ajude a superá-las. Talvez ela dizia isto por se preocupar com os meus eventuais relacionamentos futuro.

Não creia prontamente nas palavras de uma mulher, quando seus atos dizem o oposto. Afaste de sua vida a mulher que não constrói com você um mundo melhor. Ela jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia e exploração. Foge de mulher enferma espiritual e emocionalmente, é como um câncer matará tudo o que há em você de emocional, mental, físico, social e economicamente.

Não dê atenção a uma mulher que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não queira lhe dar amor. Não se agarre a uma mulher que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais. Não deixe entrar em sua vida uma mulher a quem tenha que adivinhar o que ela quer, porque não é capaz de se expressar abertamente.

Não se enamore de mulher que ao conhecê-la, sua vida tenha se transformado em um problema a resolver e não em algo para desfrutar. Não se apaixone por mulher que demonstre frieza, insensibilidade, falta de atenção com você, corra léguas dela. Não creia em mulher que tenha carências afetivas de “infância” e que trata de preenchê-las com a “infidelidade”, culpando-o, quando o problema não está em você, e sim nela, porque não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades.

Por que querer uma mulher que o abandonará se você não for como ela pretendia, ou seja, agora você não tem mais utilidade para ela? Por que querer uma mulher que o trocará com facilidade por outro, ou por um mais jovem com corpo mais esbelto? Por que querer uma mulher que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza, a do coração e da bondade?

Portanto, depois de ouvir uma mãe falando como mulher, me ocorreu que muitas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando de lado aquelas que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade. Contudo, dei mais importância a quem não valorizava meu esforço. Custou-me muito compreender que uma “grande mulher” não é aquela que chega ao auge do sucesso, nem a que tem mais dinheiro, casa, automóvel, a que vive se exibindo nas redes sociais e muito menos a que se acha a mais gostosa e bonita. A grande mulher, é aquela que é humana e transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é a que abre seu “coração” sem rejeitar a realidade, é aquela que admira o homem, por seus alicerces morais e grandeza interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...