14 de março de 2022

AMIZADE É IRMÃ DO AMOR E HÁ RECIPROCIDADE

A estreita relação entre o filósofo, escritor e humanista francês Michel de Montaigner (1533-1592) e Étiene de La Boétie (1530-1563), resulta numa das mais belas frases já escritas sobre esse tipo de afeto. A melhor definição nos ensaios do célebre filósofo Montaigne. Questionado sobre o porquê de sua mais que imensa e eterna amizade por La Boétie, cuja morte precoce o levou a escrever o ensaio “Sobre Amizade”, aonde faz uma homenagem a La Boétie. No ensaio Montaigne disse apenas que gostava dele e ponto. Anos depois fez mais um acréscimo à frase, completando-a definitivamente: “porque era ele, porque era eu”.

Amigo é aquela pessoa com quem conversamos sem reservas, independente da hora ele sabe oferecer o aconchego do seu coração sem pedir nada em troca, e quando ele precisa sabe que pode fazer o mesmo sem objeção, não importa o tempo que estejam distante fisicamente, amizade é irmã do amor e não tem cara, tem reciprocidade, afetividade, respeito, carinho, confiança e alegria.  A amizade é querer estar junto e amar sem esperar nada em troca.

A força da nossa amizade vence todas as diferenças. Aliás, para que diferenças se somos amigos? Quando erramos nos perdoamos e esquecemos. Se temos defeitos, não nos importamos. Trocamos segredos e respeitamos as divergências. Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo. Nos amparamos, nos defendemos sem pedir, fazemos porque nos sentimos felizes em fazer. Nos reverenciamos, adoramos, idolatramos, apreciamos e admiramos. Nos mostramos amigos de verdade, quando dizemos o que temos a dizer. Estamos sempre presente, não só nos momentos de alegria, compartilhando prazeres, mas principalmente nos momentos mais difíceis.

Portanto, estamos distantes e ao mesmo tempo tão perto. A amizade que nos une pode vencer todas as distâncias. Ela sim é mais forte que o tempo. Ela sim poderia atravessar a imensidão do espaço e transcender os limites da vida. Sim! Como ela é forte, pois essa amizade nada e ninguém destruirá. Que perdure enquanto nossas almas existirem. Que nem a distância, nem o tempo e nem mesmo os nossos erros, terminem a nossa amizade. Nada é mais valioso do que ela. Contudo, o importante da amizade não é conhecer o amigo; e sim saber o que há dentro dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...