29 de março de 2021

O SIGNIFICANTE AMOR NOS DA UM SIGNIFICADO

Ter utilidade para alguém é uma coisa muito cansativa. Humanamente falando a pessoa se realiza sentindo-se útil na vida de alguém. Mas, acredito que a utilidade é um território muito perigoso. Confesso que demorei algum tempo para entender essa fala do Padre Fábio de Melo, sobre o perigo da gente ser somente útil na vida de alguém, seja ele filho, amigo ou a pessoa com quem relacionamos afetivamente. Não queremos só ser útil na vida das pessoas. Queremos ser o significante e o significado ao mesmo tempo. Por que será que a utilidade é um território muito perigoso?

A resposta parece simples, mais não é. Muitas vezes achamos que o outro gosta de nós pela nossa utilidade ou talvez porque nos ama de verdade. Mais não é bem assim! Na sua maioria ele está interessado naquilo que fazemos por ele. Com o passar dos anos a velhice chega e o idoso torna-se um fardo muito pesado para quem ele foi útil. Passado a utilidade, ficou somente o seu significado como pessoa. Este é o momento de purificação da vida. É o momento de saber quem nos ama de verdade.

Desse modo, só vai ficar do nosso lado até o fim, aquele que depois da nossa utilidade, descobriu o nosso significado. O que mais desejo para a minha vida hoje, é poder envelhecer ao lado das pessoas que tenham amor por mim. Falo daquelas pessoas que podem proporcionar a tranquilidade de ser inútil, mais sem perder o valor para elas. Peço a Deus a graça, de sempre ter alguém que me coloca no sol, mais sobretudo, que venha me tirar depois. De modo que todo idoso deseja ser acolhido, deseja alguém que saiba da sua inutilidade e mesmo assim lhe acolhe.

Portanto, quero alguém que saiba que já não sirvo para muita coisa, mas, que continuo tendo o meu valor. Porém, se quer saber se o outro te ama de verdade é só identificar se ele é capaz de tolerar a sua inutilidade. Quer saber se ama alguém, pergunte a si mesmo: “Quem nesta vida já pode ficar inútil, sem que eu sinta o desejo de jogá-lo fora?” É assim que descobrimos o significante amor. Contudo, só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim. Feliz daquele que tem no final da vida, a graça de ser olhado nos olhos e ouvir a seguinte frase: “Você não serve para nada, mas, não sei viver sem você”. Aqui está o paradoxo da essência do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...