3 de setembro de 2020

NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO

Tem um poema de Fernando Pessoa (1888-1935), que fala de uma coisa que me intriga muito, que diz: “navegar é preciso, viver não é preciso”. Eu confesso que levei algum tempo para entender essa frase. Como assim navegar é preciso e viver não é preciso? Na verdade, Fernando Pessoa não estava falando exatamente, que viver não é preciso no sentido de necessidade, como navegar é necessário e viver é impreciso, não tem precisão. Já navegar necessita de conhecimento, de uma certa técnica. Para a vida não. De repente bate um vento do amor e muda toda a sua vida. E ganha outros rumos

Ao meu ver ainda hoje as pessoas interpretam errado essa frase de Fernando Pessoa. Como viver não é preciso, se não vivo, como vou navegar? De modo que, o preciso aqui é muito possivelmente no sentido de precisão, navegar é preciso viver não tem precisão, no sentido de exatidão, ao passo que navegar tem exatidão, segundo os instrumentos de navegação. Já a vida é imprecisa, no sentido de incerta. Pois, é certo que viver é impreciso, mas se você planejar a sua vida ela pode ser mais eficiente.

Portanto, estabeleça metas, planos, trace um objetivo para sua vida, olhar para o futuro e saber aonde quer chegar. Simples assim, onde estou, aonde quero estar e que caminho tenho que fazer para chegar lá. Uma vida bem planejada, passo a passo vai cumprindo com aquilo que planejou, contudo, vai evitando os emprevistos e obviamente vai gastar menos energia e se estressar menos. Neste caso o nível de energia, pode ser mais eficiente e o resultado pode chegar mais rápido. De modo que, viver é preciso desde que você se encontre no amor, que possui um futuro que ainda não existe dentro de você. Se cultivar um jardim, é preciso desde já gozar desse jardim, como se ele já estivesse aqui cultivado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...