5 de janeiro de 2020

TODO PROJETO DE VIDA NASCE DE UM SONHO

Toda pessoa abalizada e que tem um sonho, pressupõe que ela tenha um projeto de vida. E esse projeto nasce dos sonhos. Não há projeto de vida se não houver um sonho. É o sonho que detona o processo de se estabelecer um projeto de vida, que é para a vida toda, de longo prazo, que pede empenho, que pede determinação, que pede foco, uma construção que se faz apoiado pela família, pelos amigos e principalmente pela escola, o passaporte para a cidadania e a socialização. 

De modo que o projeto de vida é algo pessoal, é único e exclusivo daquela pessoa, mas que precisa de apoio de outros para acontecer. Por isso a escola tem um papel preponderante do ponto de vista, do que é um projeto de vida para o estudante. Aqui estou dizendo no sentido da construção que esse estudante vai percorrer entre "quem ele é e quem ele quer ser". O projeto de vida não é "o que eu quero ser", mas, "quem eu quero ser".

Portanto, o projeto de vida é constituído como a ideia de quem eu sou e quem eu quero ser, solicita a união de todos os educadores. Então, é importante que professores de diversas áreas do saber crie dinâmicas e, de ao estudante condições de criar ferramentas e contudo, desenvolver propostas de como construir e articular projetos. A ideia tem que estar focada e movimentar valores, competência socioemocional, responsabilidade e empatia, porque elas caminham mais ou menos juntas. Contudo, são essas razões inconscientes e biológicas, que ativam a pulsão de vida e do amor, que nos move na direção de um projeto de vida e assim nos da um sentido existencial.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...