26 de maio de 2018

UMA VIDA SEM AMOR É COMO UM JARDIM SEM FLOR

A gente cresce ouvindo aquelas histórias de contos de fadas e acaba acreditando na possibilidade de encontrar um “príncipe encantado” ou uma “princesa encantada”. Se você está procurando um desses, desista! Não é a melhor política para encontrar um grande amor. Pensa comigo, ter uma princesa ou um príncipe encantado, deve ser muito chato. Já imaginou um parceiro que não discorda em nada com a gente? Quanta monotonia. Com quem vamos brigar? Não estou dizendo que temos que viver num inferno astral. Estou falando de uma briguinha boba de vez em quando, assim como quem não quer nada, só para apimentar a relação. Ainda hoje se fala muito que o sonho de toda mulher romântica é encontrar um príncipe encantado.

Por outro lado, depois de algumas experiências desastrosas, a mulher tenta não se entusiasmar demais com o suposto príncipe encantado. Na verdade, a mulher quer ser protegida pelo parceiro que venha a ficar. O homem também busca essa proteção. Alguém com quem a gente possa compartilhar a vida. Quando ambos descem do palco de suas vidas, entre olhares entrecortados por outras presenças que coincidentemente aparecem no mesmo ambiente, o que era um encontro paradisíaco começa a tormenta, pois surge o ciúme com as exigências de ambas as partes, que aos poucos, vai diluindo a imagem intocável do príncipe encantado. De modo que, a princesa que até então era um anjo de candura mesclada com “Afrodite”, tornou-se um labirinto incompreensível, enquanto que, para ela o príncipe sensível e afetivo tornou-se um menino rebelde alheio aos sentimentos. Após alguns encontros encantadores, surgem os escândalos, o desrespeito total um pelo outro, as baixarias e junto vem o rompimento, que muito a contra gosto é triste. Porque se criou um laço afetivo muito forte entre ambos.

Acompanhado com esse sentimento também surgem outros, como o susto, a surpresa, a alegria, a excitação, a decepção, a raiva, a saudade e as lembranças! Tanta coisa ao mesmo tempo, que a pessoa se vê perdida, não sabe o que pensar, porque nunca sentiu isso tão forte. No entanto, é uma conduta calcada numa espécie de funcionamento emocional desregrado. Porém, mais voltado para o prazer, que na verdade, um prazer que no fundo não satisfaz as necessidades, tamanha é a euforia desse encanto que deixa todo o nosso “ser” tomado. Está sempre faltando algo. Um coloca o outro na posição de provedor do prazer. Contudo, dessa forma a busca de um afeto, um prazer que o faça sentir-se mais pleno, transforma-se numa busca infantil, o que para o outro é imperceptível.

Considerando que os sentimentos, as emoções e as sensações estão diretamente ligados ao corpo e que o ser humano só se sente pleno através da exaustão, por isso quando a pessoa exige ser amada, mesmo depois dessa exaustão, consequentemente, o fato de não ser correspondida, por se tratar de uma imposição do prazer, essa pessoa após o prazer satisfeito, passa a se desinteressar por quem promove esse momento romântico, de ternura e amor. Começando assim uma nova busca direcionada a novos prazeres e novos provedores de paixões. São pessoas centradas no seu egoísmo achando que tem que ser amada, começa a não perceber o outro e vai aos poucos enfraquecendo os laços afetivos. O prazer que estava acostumado a receber não é mais tão intenso. Não é o prazer que tem de ser procurado e sim a alegria de estar com quem tenho afinidade. Infelizmente ou felizmente, na paixão, no prazer o seu contra ponto, o sofrimento é intenso e temporário; já na alegria, vivida ao lado de alguém interessante, a prioridade está no amor que posso vir a sentir, que não tem prazo de duração. É o estado mais gostoso da vida.

Portanto, para podermos sentir a alegria e o amor, é preciso não somente a sensibilidade, mas também a paciência de saber esperar, é preciso suportar a responsabilidade, assim, como é preciso estar aberto para enxergar nossos defeitos e virtudes, para depois muda-los, se for necessário; com isso desenvolveremos maturidade e sabedoria. Dessa forma, através da alegria, chegaremos ao prazer do corpo e da alma. Vale lembrar, que uma vida sem amor é como um jardim sem flor. É como esperar o trem que já passou. Meu conselho é para as mulheres. Esqueça essa história de príncipe montado num cavalo branco. Procure um sapo e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...