12 de maio de 2018

O RESPEITO COMEÇA COM O DIÁLOGO

É com o diálogo que se constrói de forma ética e solidária as nossas relações de amizade. De modo que, a palavra é o substrato do diálogo, instrumento mais eficaz para a democratização dos saberes, para a resolução de conflitos, para a interação entre os povos e para consolidação do desenvolvimento cultural, técnico e científico que impulsiona o processo civilizatório. Só a nós humanos foi dada a capacidade de dialogar, o que faz do diálogo uma característica única de comunicação racional. Pois, pressupõe a reciprocidade existencial e ao mesmo tempo as diferenças e as semelhanças, que nos tornam pessoas interessantes. O diálogo é a base e o ponto de partida para compreender o outro, para aproximar o entendimento entre os humanos.

Nesta relação dialógica, denota respeito e capacidade de compreensão dos problemas, sobretudo, porque o diálogo é racional e consciente. Por outro lado, o respeito além de racional, está no plano espiritual, é até mais importante em certos momentos que o amor. De modo que, vejo no diálogo a ponte que une as pessoas, em particular os amantes e apaixonados. É notável quando um casal aprende a demonstrar através do diálogo o que um espera do outro, o que gosta e o que não agrada, a relação fica mais verdadeira e tende a durar. No entanto, o medo de conversar é uma semente que vai crescendo na relação e, com o passar dos anos, vai corroendo os sentimentos dessa união supostamente estável. E quando um dos dois resolve conversar, descobre que já estão vivendo em mundos diferentes e distantes. Às vezes é tarde demais para reativar o encanto. A semente do amor foi sufocada pelo veneno da mentira e da omissão.

Todavia, quando o relacionamento começa a perder esse alicerce do diálogo, as pessoas vão se distanciando e vão criando uma espécie de alucinação mental. Começa a pensar que o outro não gosta mais dela. Em muitos casos chegam a pensar que sua relação foi pautada em um amontoado de mentiras. Quando na verdade, o que marcou o fim da relação foi à falta de diálogo e respeito. Porém, quanto menor for à comunicação e a falta de respeito entre ambos, maior é a distância entre as pessoas. De modo que amar é também dialogar, é saber falar das coisas que não estão indo bem e ter a humildade de se mostrar ferido, quando a conduta do outro não está agradando, no momento em que essas coisas estão acontecendo, antes que elas se transformam em sentimentos amargos. Saber valorizar o outro a ponto de não deixar que nenhuma desconfiança paire sobre ambos. Como sabiamente argumentava Platão: “o pensamento é um diálogo da alma consigo mesmo”.

Portanto, não há razão de ser qualquer situação nesta vida, que não esteja baseada na verdade e no diálogo, que é a ponte para chegar a essa verdade. De nada adianta tentar qualquer atitude se a verdade não for à chave para essa experiência. Contudo, não somos proibidos de cometer erros. Muitas vezes tomamos atitudes equivocadas e magoamos quem não queríamos. Ainda estamos em processo de crescimento, isto é, se estivermos comprometidos com o diálogo e com o respeito. Sendo assim, tudo vale à pena, tudo pode ser superado e tudo pode ser perdoado. Sendo o respeito o maior segredo, o mais precioso tesouro e o mais nobre das ferramentas humana. Por mais difícil e doloroso que possa parecer esta experiência. Somente assim podemos estar certos de ter passado por esse mundo, sendo autênticos e semeando o respeito. Uma relação solida se constrói com muito diálogo, pautada no respeito e na verdade. Para quem gosta de julgar e difamar o outro. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA HISTÓRIA DE AMOR QUE SÓ O TEMPO ENTENDE

Vou dividir com você essa História de Amor, porque ela tem muito do que vivi nesses últimos anos e mais precisamente nos últimos meses. Até ...