7 de janeiro de 2018

O ASPECTO DELICADO DAS PALAVRAS DITAS

O termo verbo ou palavra é usado de maneiras diferentes na Bíblia. No Novo Testamento, há duas palavras gregas traduzidas como “verbo” ou “palavra”: “rhema” e “logos”. Elas têm significados ligeiramente diferentes. Rhema normalmente significa uma palavra falada. Por exemplo, em Lucas 1:38, quando o anjo disse a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus, Maria respondeu: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra (rhema)”.

Logos, no entanto, tem um significado mais amplo e mais filosófico. Este é o termo usado em João 1. Esse termo geralmente implica uma mensagem total e é utilizado principalmente em referência à mensagem de Deus para a humanidade. Por exemplo, Lucas 4:32 diz que, quando Jesus ensinava o povo, muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra (logos) era com autoridade. As pessoas ficaram surpresas não apenas pelas palavras específicas que Jesus escolheu, mas por sua mensagem profunda e total.

A finalidade da doutrina cristã é a de aprimorar nosso comportamento individual e social. Através dos ensinamentos de Jesus sobre a força indescritível das atitudes e das palavras. Porém, nossas atitudes e palavras pronunciadas são claramente direcionadas para os nossos semelhantes; isto formando poderoso campo energético e vibratório entre os humanos. Quantas vezes nossas palavras são verdadeiramente devastadoras, semelhante a um furacão, destruindo tudo que vai pela frente. Uma palavra errada pode mudar o contexto de toda uma história. Mas se tiver fé, força e coragem, é possível reverter através de atitudes ética.

Da mesma forma que há também silêncios intencionais, cheio de eloquência perigosa, como nas situações de descasos e indiferenças em relação aos semelhantes. Nossas palavras muitas vezes carregam julgamentos fáceis e levianos, filhos de certa arrogância; e jeitosamente, levantamos suspeitas maldosas de pessoas inocentes, que pauta suas vidas na ética. Por exemplo; ambientes familiares, comunidades religiosas, nossos locais de trabalho, de quanto cuidado tudo isso necessita. Deve-se tomar cuidados com certas palavras, desde que esta não seja degenerada em vulgaridade desrespeitosa sobre o outro. Li, certa vez, que três coisas não voltam: a flecha disparada, a palavra dita e a oportunidade perdida.

Portanto, a palavra é descarga “física” de uma carga “psíquica”. Disse o mestre Jesus: “O homem bom, do bom tesouro do coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro, tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6:45). A palavra tem a leveza do vento e a força da tempestade. Celebro o amor e elejo um pensamento bom por dia. Percebo a força e o mistério que a palavra amor carrega. O que recebo do outro é sempre um eco. Através da palavra semeio o amor que lhe tenho, porque só o amor faz as pessoas evoluírem espiritualmente. A capacidade de sentir amor faz a gente melhorar como ser humano e fazer o mundo melhor, onde impera o respeito.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA HISTÓRIA DE AMOR QUE SÓ O TEMPO ENTENDE

Vou dividir com você essa História de Amor, porque ela tem muito do que vivi nesses últimos anos e mais precisamente nos últimos meses. Até ...