14 de janeiro de 2018

DEIXA O RIO ANDAR

Se às vezes dissermos que as flores sorriem e os rios cantam, não é porque queremos que haja sorriso nas flores e cantos no andar dos rios. Tanto as flores como os rios, compartilham conosco a vida, o que nos diferenciam é a nossa falta de consciência pela vida que vai serpenteando as margens do rio. Forjamos uma felicidade passageira e não respeitamos o tempo em si que nos marca. Tudo tem o seu tempo, vamos deixar o rio andar na sua toada natural respondendo as leis da natureza física. Esta metáfora faz sentir aos homens falso, a existência verdadeiramente real das árvores e das flores, porque escrevo para esses atropeladores do tempo, ler e pensar comigo. Quanta tristeza é mostrada neste rosto, que diz estar descobrindo-se o que perdeu no percurso desse rio.

Sacrifica-me às vezes, a estupidez de sentidos de alguns que não conseguem interpretar a natureza, talvez porque não percebem a sua linguagem. Todo ser vivo tem a sua linguagem. É no silencio onde quer que você esteja, seja a alma deste lugar, assim vai perceber, o que a metáfora da flor e do rio quer lhes dizer sobre o tempo de cada coisa. É sabido que a mesma água não volta, não repete a sua passagem, observo e lembro a nossa vida que é como esse rio. Na superfície a velocidade instantânea e no fundo as correntes pesadas, as pedras roladas, as plantas prezadas, o que se esconde e funde no leito. Cada vez que vou ao rio, revivo um passado que não passou. Escuto a minha alma dizer que meu coração está feliz, com o sorriso das flores e o cantar dos rios.

Portanto, as flores são sonhos do chão, o rio alimenta os sonhos do chão e carrega a vida com ele, cheia de momentos lindos. O chão sonha com o sol. E se quiser saber para onde o rio está nos levando, é para onde tenha sol. E é pra lá que vamos movidos, por essa força telepática que nos atrai. A vida do rio não é só água que passa. É a margem deslocada e dividida, é a vida num todo que se compõe e só quem mergulha neste rio, vai transformar o sonho em realidade. Aquele que toca no fundo, traz a vida que mergulhou num rio de esperança de lindos sonhos. Quando estiver diante das flores e dos rios, seja a sua alma. Os rios que encontro pelos caminhos aonde passo vão seguindo comigo. A luz vem de fora, mas o brilho vem de dentro de cada um. Deixa o rio andar, que tudo no seu tempo vai se ajeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...