17 de janeiro de 2018

HISTÓRIA DE MARIA CONTADA EM PROSA

O que parecia impossível para alguns, tornou-se realidade para a alegria de muitos. Nasce mais um livro nosso só que agora, trata-se de uma biografia, com relatos de uma persona muito querida da minha terra natal. Esta biografia traz uma história de fé e perseverança, contada em prosa sobre uma mulher admirável e hoje lembrada por muitos dos seus conterrâneos como uma pessoa simples e que viveu dignamente. Não tinha como não registrar essa história no mundo das letras. Realmente foi um grande privilégio escrever sobre a saudosa Maria Dallaqua Borgatto, mãe de todos os filhos de Rubião Junior, um lugarejo sendo hoje distrito de Botucatu, cidade situada no interior do estado de São Paulo.

Escrever por si só, já não é uma tarefa fácil, escrever a respeito de uma ilustre botucatuense é mais difícil ainda. E sabendo que o escrito vai se tornar uma biografia pública, aí então que a carga de responsabilidade fica pesada. Porém, quando escrevo realmente aquilo que sinto, creio que qualquer falha cometida venha a ser perdoada, mesmo porque a plataforma é o afeto e, sendo a superfície amorosa, acredito que por amor tudo possa ser perdoado. É pautado nesta premissa que me atrevi a escrever esta biografia da saudosa e ilustre Maria Dallaqua Borgatto.

Biografar uma pessoa com esse baluarte nos coloca uma questão pertinente e profunda. Realmente temos aqui como pressuposto básico os exemplos dessa mãe e filha da irmandade de Maria na comunidade de Santo Antônio. É preciso que o mundo conheça cada vez mais pessoas como foi essa mulher para nós concidadãos de Rubião e Botucatu. Talvez, porque cada dia torna-se mais difícil encontrar pessoas de fibra e comprometida com a vida, com essa simplicidade e sinceridade como foi a nossa querida Maria Dallaqua.

O fato de reconhecer na simplicidade da biografada o quanto de verdade e lição de vida ela nos trouxe, pautada na sua experiência e iluminada pela sabedoria de quem aprendeu a enxergar o sentido da vida, os aspectos positivos das lições com a própria vivência. Não só escrever sua história, como também nesta oportunidade, poder externar e testemunhar o quanto há de verdade em tudo que registrei nesta biografia sobre Maria Dallaqua.

Por conseguinte, o que será contado nesta biografia estará de acordo com os relatos dos filhos e seus amigos mais próximos. Muitos deles foram alunos no grupo escalar Professor Gustavo Dias de Assunção em Rubião Junior, onde ela era servente. Também tive a honra de estudar nesta escola e o prazer de conviver com a Dona Maria Dallaqua, como carinhosamente nós a chamávamos. Na sua maioria são pessoas que moravam na zona rural e muitos deles venceram a pobreza e a miséria, trabalhando arduamente na roça. Talvez pelos exemplos que esta senhora nos passava. Contudo, a sua vida de mãe e mulher trabalhadora, pode ser descrita como um poema de amor a sua terra e a sua gente. Posso consolidar com o seu exemplo, como eloquente prova do que poderia realizar com sua persistência humana em busca de um ideal de vida para todos os filhos de Rubião Junior. Vivi para testemunhar e hoje registro esta história contada em prosa. É uma viagem pelo túnel do tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...