21 de novembro de 2016

O SEGREDO É TREINAR O CORAÇÃO

Sabe qual o grande problema quando nós não estamos nessa luta pessoal para resolver os problemas da nossa vida intima, o mais grave é que não resolvemos. Não resolvemos porque nós não explicitamos a Deus nas nossas orações, aquilo que verdadeiramente precisamos. A nossa realidade, a nossa vida em geral, seja lá o que for, ela nunca é aquilo que a gente vê ou mostra. Perdemos com facilidade a admiração pelos humanos e, contudo, o amor cai junto. Quando olhamos para o outro, sempre olhamos com os olhos que fomos treinados para ver. O segredo é treinar o coração para ver e enxergar. No livro “O Pequeno Príncipe” diz a raposa: “só se  bem com o coração”. E sabe por quê? Porque o essencial é invisível aos olhos.

O que significa que a raposa ao dizer para o pequeno príncipe, que só se vem bem com o coração ela estava dizendo que os olhos vêem a realidade do mundo das aparências e não dos fatos. Nunca olhamos para as pessoas, e quando olhamos não as enxergamos e sim projetamos nela as nossas fraquezas e frustrações. E quando a vemos projetamos as coisas negativas do nosso passado, da nossa história de vida. De modo que a luta pessoal para resolver os problemas da vida intima, exige muita paciência, perseverança, persistência, é um cair e levantar constante, sem desistir. Só os covardes desistem, para tudo sempre tem uma saída jeitosa. Neste caso o amor é mais falado do que vivido e por isso vivemos um momento de secreta angústia.

Enquanto não enxergarmos aquilo que é, somos um cego diante da vida. Um texto fora do contexto, vira pretexto. Somos treinados a olhar para as pessoas e isolamos o momento, fechamos a lente e não concentramos na visão do nosso coração. Contudo, estamos todos numa solidão e ao mesmo tempo cercados por uma multidão. A pessoa não é aquilo que gostamos, então levamos essa imagem para os outros (fulano não vale nada, é um canalha mentiroso, um insensível desalmado). Se quiser enxergar uma pessoa como realmente ela é se afaste um pouco e a visualiza de fora, procurando ver e analisar o contexto dela. Pessoas pessimistas só deturpam a realidade dos fatos. De modo que vivemos uma sociedade desfigurada, fragmentada com grande necessidade de fé em Deus. Só um milagre pode provocar uma grande mudança coletiva dos humanos.

Portanto, o milagre precisa acontecer dentro do coração de cada um de nós. Só para usar uma linguagem platônica, tudo que existe de concreto na vida, começou primeiro no mundo das ideias. Porém, antes de existir na nossa cabeça, já era gestado no nosso coração. No entanto, não experimentamos milagres fora, porque não pensamos em milagres dentro, no coração. Pior, pensamos em desgraça, pensamos mal do outro, pensamos que nada vai dar certo, que tudo vai dar errado e ficamos jogando a culpa nos outros, no governo, no mundo, etc. Ninguém é culpado pelo mal que você está vivendo. Pare de culpar pessoas, pare de culpar seu passado. Comece a pensar num milagre, mas para pensar num milagre gesta primeiro o milagre no seu coração. O grande milagre foi quando aqui chegamos, geramos e transformamos vidas. Isto é milagre, pois aprendemos a enxergar com o coração o amor que ainda não conhecíamos. Aprendi com a vida, que para amar é necessário reconhecer que temos necessidade do outro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...