2 de novembro de 2016

A FÉ É UMA GRAÇA

A fé faz com que enxergamos com o coração. A fé é a ligação de tudo. Liga-nos a Deus, liga-nos a Jesus Cristo, liga-nos com o Santo de nossa devoção. É preciso ter fé para ver as coisas acontecerem. Quem tem fé, pode-se dizer que tem Deus no coração e a alegria de viver. É preciso ter fé para mais tarde não sofrer. A fé é um sentimento capaz de reunir gerações e povos diferentes, mas com o mesmo objetivo e assim são os devotos que tem fé em seu santo do coração. Em novembro de 2015, visitamos a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, para agradecer uma graça alcançada. Faz exatamente um ano. Ainda na rodovia Presidente Dutra ao ver o Santuário de Aparecida, a emoção tomou conta dos nossos corpos. Chegando à Basílica, vimos pessoas e romeiro de todos os cantos do país, pobres, ricos, jovens e velhos, todos envolvidos num único sentimento, a “”. Naquele momento tive a certeza de que a Fé toma conta de nós, nos tornando mais fortes e confiantes.

Olhando para aquela imagem simples e aparentemente frágil, parecia que ela usava de alguma força para concretizar o impossível aos nossos olhos, “A Fé”. Ali naquele momento de oração, ficava evidente que não importa o que aconteça, nada pode espedaçar e destruir aquilo que acreditamos. Foi nessa atmosfera, que senti que nós seres humanos não estamos sozinhos neste mundo, a mercê de forças ocultas. A fé é a ligação de tudo. Vale lembrar, que aquela imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, exposta na Basílica de Aparecida, tem 36 cm de altura e pesa 2 kg e 550 gramas. Ela ficou por muitos anos na capela do porto de Itaguaçu. Construída em 1745, a Basílica velha foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sendo considerada símbolo de fé e devoção. Mas, um jovem de 19 anos, que passa diante da imagem em 1978, quebrou o vidro de proteção e retirou a mãe Aparecida e saiu correndo com ela nos braços. Aconteceu o que não poderia, ele caiu e no momento da queda soltou a imagem que se partiu em 200 pedaços. O coração dos fies e de muitos brasileiros ficaram espedaçados, quando em nota os padres comunicaram a população.

A tristeza tomava conta de todos aqueles que presenciaram a cena. O episódio se deu em 1978, quando os fragmentos foram levados ao “Museu de Artes de São Paulo” (MASP), para a escultora e restauradora “Maria Helena Chartuni” (1942), uma mulher que se considerava não religiosa e cética. Ao todo foram 33 dias e noites em contato muito próximo a imagem. Segundo a ilustradora brasileira Maria Helena, em depoimento afirmou, que ao contrário do que pensavam seus colegas e religiosos, foi Nosso Senhora Aparecida que restaurou sua vida. Que lhe deu uma volta de satisfação. O entendimento da sua vida após esse contato com a Santa lhe trouxe mais tranquilidade e hoje se sente mais amparada. Isto é, o entendimento da vida mudou completamente. Revelou em uma de suas entrevistas para a TV Aparecida, que hoje a Nossa Senhora toma conta da sua vida.   

Depois de se passar 41 dias do atentado, exatamente no dia 31 de julho de 1978, foram concluídos a restauração, devolvendo a imagem da mãe na suas características originais, fortalecendo ainda mais a nossa fé. No entanto, poucos sabem que a imagem foi encontrada em 1717 nas águas escuras do rio Paraíba, por três pescadores: “João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia”. Eles entraram para história da Igreja Católica, por ter pescado na rede as duas partes da imagem. Primeiro veio o corpo e em seguida rio abaixo veio à cabeça da Santa. Os três pescadores foram os primeiros agraciados pela ação divina em Nossa Senhora Aparecida. Com a imagem já no barco, eles que até então não tinham conseguido pescar nenhum peixe, de repente puxaram a rede pela terceira vez e notaram que agora estava pesada e cheia de peixes. Não souberam explicar o fenômeno que desafiou as leis físicas da natureza. São inúmeros os milagres registrados até hoje em Aparecida.

Concluo essa reflexão sobre a Fé, com um versinho do jornalista e escritor brasileiro Caio Fernando de Abreu (1948-1996): “Porque a vida segue, mas o que foi bonito fica com toda a força. Mesmo que a gente tente apagar com outras coisas bonitas ou leves, certos momentos nem o tempo apaga. E a gente lembra. E já não dói mais, mas da saudade. Uma saudade que faz os olhos brilharem por alguns segundos e um sorriso escapar volta e meia, quando a cabeça insiste em trazer a tona, o que o coração vive tentando deixar para trás”. Contudo, faz um ano que visitamos o Santuário de Aparecida. Querida Nossa Senhora Aparecida, que nunca nos falte sonhos. Que nunca nos falte sobriedade. Que nunca nos falte a fé e esperança. O restante que nos seja dado por acréscimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...