27 de janeiro de 2016

VIVEMOS NUM MUNDO MAGNIFICO

Foi um pensamente que surgiu assim. Num dia qualquer da semana, por volta das doze horas, ainda escovando os dentes, olhando para o espelho os olhos, surpreendentemente tristes e espantados olhando os dentes sendo escovados, os lábios repuxados, um sorriso falso de espuma. De repente o olhar saltou na espuma os olhos no espelho. Aí foi impossível escapar do pensamento. Neste momento ao olhar novamente no espelho vejo um olhar feminino de alguém muito intimo e familiar refletida nos meus olhos no espelho, não era mais os meus olhos, era o dela nitidamente plasmado na minha retina. O pano de fundo daquela cena, tudo se apresentava muito tenso e triste. Não pensei duas vezes, prontamente sai ao seu encontro. Para minha surpresa, realmente ela precisava do meu apoio psicológico. O clima estava tenso e triste em sua casa.

Como se explica esse fenômeno? Seria um caso de telepatia ou clarividência? Aprendi com a elegância e a sabedoria da natureza alguns mistérios em torno das manifestações da vida. Por exemplo: “quando a cobra cascavel espera o rato é certeza que o rato vem?” Dizem que sim, que é essa espera que o traz. Da cobra dizem que tem poderes, encantamentos, porque aguenta a fome e a espera pode ser longa. Porém, os pensamentos não esperam, com o tempo submergem, viram caroços de neurose incomodando a alma da gente, sem mesmo a gente saber, porque também, o pensamento nasce do corpo e não da mente. É o que diz a medicina psicossomática. No entanto, é empurrado para ela, que insistimos em chamar de cérebro, mas que na verdade se chama consciência. Quem o empurra é a primeira emoção que o fabricou? O olhar no espelho, a dor da saudade, o desejo de vê-la, a alegria por ela existir ou medo de não vê-la nunca mais?

São essas emoções que encaroçam se, pressionadas por outras emoções quando recusamos seus acessos a essa pequena parte de nós mesmos, que constantemente confundimos com nossa própria identidade que é a consciência que temos nesse momento significativo da vida. Vale lembrar que nós vivemos num mundo magnífico. Tudo que acontece de ruim é para melhorar a nossa vida. Pena que o saber não tem valor neste país, assim como os filósofos não tem serventia para nada, nem para trabalhar na Educação. As pessoas não querem refletir sobre a vida, sobre a condição humana. O importante hoje é ganhar dinheiro e viver no luxo. Ou se ganha dinheiro ou se gasta dinheiro. Não a tempo de fazer as duas coisas.

Portanto, esse é um mundo perfeito, sempre em sintonia com os seres vivos. Mas, nós não entendemos a perfeição. Platão já dizia a mais de vinte três séculos, que vivemos como seres presos, acorrentados numa caverna e o que vemos são sombras deformadas na parede dessa caverna. Hoje chamada globalização econômica do qual somos prisioneiros. Não conseguimos enxergar o mundo real em sua plenitude. Nele tudo é perfeito. Tendo em vista, que a perfeição não é um atributo humano, mas, pelo menos podemos chegar à margem da perfeição. Isto é, sendo quem somos. Seres dotados de inteligência, pensamentos e uma faculdade extraordinária de percepção extrassensorial que se manifesta sempre em circunstâncias especiais. Nós somos mais que especial. Somos gênios.   

Um comentário:

  1. Como se explica esse fenômeno? Seria um caso de premonição ou clarividência? Aprendi com a elegância e a sabedoria da natureza alguns mistérios em torno das manifestações da vida. Por exemplo: “quando a cobra cascavel espera o rato é certeza que o rato vem?....Foi bem isso mesmo uma coisa incrível a sua presença naquela hora...coisa de alma

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...