14 de janeiro de 2016

O QUE É ADMIRAÇÃO?

O sentido grego da palavra admiração é o “espanto”. Quando estamos diante de uma situação inesperada, onde nos sentimos fragilizados, é nesse momento que precisamos de coragem para modificar a realidade dos fatos. Temos uma atitude de admiração e espanto, sendo esta o ponto de partida para o ato de refletir e filosofar, que vai nos levar a descoberta de nossa própria ignorância e à indagação sobre o que ignoramos. Partindo do pressuposto, que todos nós convivemos com determinados padrões estéticos, morais e políticos. Quando algo nos é apresentados fora do que esperamos, nos perguntamos: “como isso é possível?” Todos nós temos um determinado padrão de beleza, no entanto, vez ou outra surpreendemo-nos com uma obra de arte que pode ser bela ou não possui os critérios de beleza que imaginamos e estamos acostumados.

No entanto, diante desse espanto e admiração, iniciamos um processo de questionamento que leva a nossa compreensão sobre o que é beleza. Neste comportamento adquirimos consciência de nossa ignorância e procuramos ampliar o nosso entendimento, perguntando e questionando sobre os nossos conceitos de valores. Assim como a beleza, o mesmo ocorre com outros temas. Todavia, a atitude da admiração, quando nos desperta para certas interrogações, é a manifestação do desejo de saber do qual falou Aristóteles 384-322 a.C.). Este desejo, por sua vez, não é um comportamento utilitário, pois neste caso, outros interesses, que não a procura do conhecimento poderiam sobrepor às indagações que o homem pode fazer. E esta é uma especialidade do conhecimento filosófico.

Entretanto, se a admiração não servir para ampliar nossos horizontes, através de um questionamento, ela pode servir também para uma atitude alienante e dogmática, o que é oposto do que se busca com a reflexão filosófica. Diante do espanto as pessoas podem se render aos encantos e medos, despertando uma admiração ingênua, que torna o homem um ser passivo, ou ainda, um amedrontado que não questiona, não problematiza, e simplesmente admite que existam coisas desconhecidas, mas não se atreve a indagar sobre elas.

Portanto, a mesma admiração que é o ponto de partida para o exercício da reflexão filosófica, pode ser um comportamento que preserva a ingenuidade e não leva ao questionamento. O que vai diferenciar é o modo como às pessoas reagem diante de questões que surgem a partir de nosso cotidiano. A reflexão filosófica é acessível a todos e em todas as etapas da vida, pois como afirmou Epicuro (341-270 a.C.): “nunca se deve dizer que é cedo demais ou tarde demais para filosofar, pois dizer isso equivaleria dizer que a hora de desejar a felicidade ainda não chegou ou então que ela já passou”. Contudo, se é verdade que a existência precede a essência como afirmava Jean-Paul Sartre (1905-1980). Então, não importa o que a vida fez de você, mas o que você fez com o que a vida fez de você. Isto pode lhe causar um espanto se nada fez.  

Um comentário:

  1. Excelente material, me ajudou a entender o conceito de forma clara.

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...