21 de março de 2013

RELACIONAMENTO VIRTUAL

O que pensa os especialistas sobre as relações virtuais? Parece que a internet tornou-se uma ferramenta importante no mundo contemporâneo. Depende muito de como usá-la e para que usá-la. A internet pode ser um meio de encontrar amizades, assim como um meio de descobrir uma nova paixão e até mesmo encontrar um amor. Como se trata de uma rede virtual até um novo estímulo sexual é possível nesses encontros, principalmente, quando a pessoa está vulnerável e carente. Temos que admitir que seja um meio muito envolvente, isto é, um aperitivo para quem procura através das redes virtuais, encontrarem a solução para resolver os seus problemas de solidão. De que sofre a grande maioria, mesmo os casados.

É importante salientar que na internet a distância não existe. A pessoa tecla com a outra e recebe a mensagem em tempo record, tendo em vista essa reciprocidade, muitas vezes pode confundir esse novo sentimento de amizade, como uma paixão que está nascendo ou mesmo um amor. A essa altura, outros valores despertam e inevitavelmente vem a pergunta: “E se houver envolvimento o que pode acontecer comigo?” Muitos são os riscos. Para ilustrar cito um caso verídico, onde a namorada no momento de intimidade do casal trocou o nome do seu namorado por de um amigo. Esse episódio se deu logo no inicio do namoro. Passado alguns meses ficou comprovado que ela mantinha uma intimidade virtual com essa tal pessoa. Sobretudo, que já o conhecia pessoalmente. Mesmo assim o casal conseguiu segurar essa relação amorosa por mais de um ano e meio. Pois ele a amava muito. Se não fossem estes entraves, poderia ser um namoro de boa qualidade e perdurar por longos anos. Não se pode confundir a nossa realidade com o mundo virtual, certamente incorremos no risco de simplesmente nos expor, pisando num campo minado que é esta rede virtual.  

Entretanto, o relacionamento virtual como via de regra é frio e causa confusão de sentimentos para muitos. Na verdade, esse sentimento vem misturado com a vontade de conhecer o outro pessoalmente. E tudo isto é imprevisível, nos causa medo da desilusão daquilo que conheci no silêncio, entre uma mensagem e outra. Nasce uma falsa expectativa de que provavelmente tenhamos projetado no outro algo que temos de bom e procuramos nessa pessoa. E se não for o que espero?

Podemos ou não entrar nessas relações virtuais? Naturalmente entende-se que muitas dessas relações virtuais são puramente paixões platônicas e evidentemente isso causa confusão na cabeça das pessoas que estão na rede virtual. Um dado evidente é que o sexo existe na internet, por vez chegando a ser um mecanismo de fuga, utilizado como vista a atingir outros fins ou tão só e simplesmente, como meio de satisfação momentânea desprovida de qualquer sentimento. O sexo casual, porém virtual.

Portanto, conhecemos vários casos de paixão na internet e sabemos que não é muito difícil o surgimento desse sentimento virtual. Porque o amor verdadeiro é real demais, além de ser interpessoal precisa da presença física do outro, pois esse amor não sobrevive no relacionamento virtual. O amor quando realmente existe é como a muralha romana, nada derruba, seu aplicativo é para sempre. Contudo, a internet, as salas de bate papo, as redes virtuais em geral, serão talvez um aprendizado de vida, não descurando evidentemente, alguns casos que são raríssimos em que a felicidade foi encontrada nesse mundo virtual. A internet é hoje considerada pelos especialistas como um recurso importante para os desenvolvimentos de habilidades cognitivas. Um meio de comunicação e socialização, que pode auxiliar no processo de aprendizagem. Mas não podemos deixar de considerar a internet como um perigo eminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...