22 de março de 2013

A VIOLÊNCIA NAS REDES VIRTUAIS

Com o advento da globalização, a rede mundial de computadores representa hoje o fim das fronteiras entre países. Apesar dos benefícios não demorou muito para a violência do mundo real invadir as paginas virtuais. A exposição de dados pessoais na internet é um dos alvos mais comprometedores para a segurança virtual. Os sites de relacionamentos, como o Facebook, Google e tantos outros, são hoje os espaços preferidos pelos jovens e adultos, para estampar as suas próprias intimidades. Postam tudo o que fazem e o que pensam. No caso dos adolescentes o risco é ainda maior. Com total liberdade e sem a vigilância dos adultos ou responsáveis. E o mais preocupante, sem nenhum controle no quesito censura e nem no monitoramento por parte dessas redes virtuais.

Entretanto, foi realizada uma pesquisa pelo professor e especialista em relacionamentos amorosos Thiago de Almeida, do departamento de psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Um dos dados mais preocupante da pesquisa aponta que 89% dos jovens entrevistados não sofrem nenhuma restrição no acesso a internet. Certamente isto vem acontecendo porque os responsáveis por essas crianças e jovens, nutri a falsa crença de que só por estar em casa, em frente ao computador, o filho está totalmente seguro e protegido. O medo da violência urbana causa essa sensação equivocada nos pais.

Essa total liberdade de exposição de dados na internet pelos jovens compromete significativamente toda estrutura familiar, onde ele torna-se o principal alvo. Os sites de relacionamento como, por exemplo, o Facebook é hoje o espaço preferido pelos jovens para estampar com certa vaidade as suas intimidades e ousadias. Basta uma festinha para os jovens postar fotos e expor a sua vida e da própria família. Segundo as pesquisas 87% dos jovens participam desse tipo de site e 76% deles publicam fotos.

Por conseguinte, com as conexões cada vez mais rápidas para o acesso a internet, as pessoas estão ainda mais assíduas e o mundo virtual fica mais atraente a cada dia que passa. No ambiente de trabalho os funcionários se comunicam por mensagens instantâneas. Até em sala de aula que é proibido celular os alunos passam mensagens, mandando torpedo para os amigos. Pessoas que se reúnem pela internet para jogarem cartas, parentes distantes retomam contatos via e-mails ou através do webcam, jovens que marcam encontros para conversas virtuais. Assim como também casais que se formam a partir do contato online nas salas de bate papo, enquanto outros tantos se separam por conta da traição virtual.

Portanto, precisamos estar bem atentos com o tipo de relacionamento que mantemos na internet, porque do outro lado não existe um rosto definido e nem um perfil que nos garanta segurança. Todavia, pela doçura do outro lado da tela, pode nos envolver sim, é um risco que corremos. O romance por ser virtual pode trazer grandes complicações para vida real, mais grave ainda se for assumido. Além do risco o impacto recai na vida da pessoa de carne e osso que você mais ama. Contudo, caso a pessoa envolvida tenha um relacionamento amoroso de fato, as consequências são profundas e dolorosas para ambos. Quem sofre mais são os filhos e os familiares, que assiste tudo sem poder fazer nada. Enfim, a harmonia e a paz que reinava entre os apaixonados, dão lugar à violência que vai corroendo e matando aos pouco o sagrado amor que existia entre ambos. Ficamos sem chão e tudo estremece a nossa volta. Prontamente bate um vazio e somos tomados por uma sensação de luto e dor. Conclui-se que alguém levou o nosso coração e com ele se foi o amor.        

Um comentário:

  1. Eu acho que a internet, é uma faca de dois gumes, nós e que precisamos saber usa-la com responsabilidade, e vigiar nossas crianças.

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...